A formação do Império Romano
Autora: Professora Vanessa Maria Rodrigues Viacava - Ditec/Portal Dia a Dia Educação Aulas na íntegra para impressão |
1. Nível de ensino: Fundamental
2. Conteúdo Estruturante: Relações de Trabalho e Relações de Poder.
2.1 Conteúdo Básico: Os sujeitos e suas relações sociais no tempo.
2.2 Conteúdo Específico: A formação do Império Romano.
3. Objetivo:
- Conhecer a fundação de Roma e seus sistemas de governo: Monarquia, República e Império.
- Identificar a organização social de Roma, enfatizando a oposição entre patrícios e plebeus.
- Compreender o arranjo político-administrativa do Império Romano e a relação com os povos bárbaros germânicos
5. Justificativa
O estudo da Antiguidade Clássica consiste num tema consagrado no currículo da História e subsidia a compreensão de outras disciplinas, tais como Arte, Filosofia e Matemática. Essas aulas abordam elementos que favorecem a compreensão de algumas contribuições da Antiguidade Clássica para o mundo contemporâneo, especialmente os sistemas de governo desenvolvidos pelos romanos. Continue lendo
6. Encaminhamento
1ª Aula |
2ª Aula |
7. Relações Interdisciplinares
Ao utilizar uma escultura como recurso, o professor aproximará os estudantes às artes visuais, uma das áreas da disciplina de Arte.
8. Aprendizagem esperada
Após os debates propostos nesta sequência de aulas os estudantes deverão ser capazes de identificar a fundação de Roma, sua composição social e sua organização político-administrativa.
Referências
Dê sua opinião |
Opiniões |
Envie sua aula |