Disciplina - História

A formação do Império Romano - Encaminhamento

1ª Aula

ícone pdf
Acesse a fotografia

Para iniciar esta sequência de aulas, o professor exibirá a fotografia de uma escultura exposta no complexo de museus Capitolinos na Itália.
Depois da exposição da imagem, fazer as seguintes questões aos estudantes:
1. O que é possível ver nessa fotografia?
2. Quais são os personagens presentes nessa escultura?
3. Qual a posição dos meninos retratada pelo artista?
4. É possível identificar a data dessa obra de arte?
5. Por que os meninos estão mamando na loba? O professor deve deixar claro que os estudantes devem observar a escultura que foi fotografada.

Espera-se que os estudantes não identifiquem imediatamente de que se trata de uma loba - eles podem citar outros animais, como onça ou puma, por exemplo. Os outros dois personagens da escultura são meninos, duas crianças que estão mamando no animal. Não é possível identificar a data ou o autor dessa obra, porque não há informações na fotografia nem traços distintivos de um determinado artista. Por fim, a análise dessa imagem deve despertar a curiosidades nos estudantes para saber a razão pela qual duas crianças mamariam numa loba. E essa resposta será data com a explicação da lenda da fundação de Roma, por meio do texto Rômulo e Remo do site Só História.
Depois dessa primeira discussão acerca da fundação de Roma, o professor exibirá a série animada Grandes civilizações para informar aos estudantes acerca dos sistemas de governo romanos, organização social e político-administrativa.
Após a exibição dos vídeos, o professor solicitará aos alunos que façam anotações sobre as classes sociais, regimes políticos e contribuições desta civilização para os dias atuais, as quais serão discutidas na próxima aula.
ícone de áudio
Link externo

Acesse Rômulo e Remo no site Só História
ícone letra de música
Roma: Grandes civilizações

Parte I e Parte II

2ª Aula

Nesta aula, o professor retomará os conteúdos abordados nos vídeos, observando se os estudantes compreenderam que Roma passou por regimes políticos diferentes e se identificaram as características da Monarquia, da República e do Império. Nesse momento de debate, é importante deixar que os alunos se expressem e cabe ao professor mediar a discussão. Além dos regimes políticos, os estudantes deverão observar a existência de duas classes sociais antagônicas romanas: patrícios e plebeus. Debate concluído, nesta segunda aula as atenções se voltarão para a fase do Império Romano e a relação com os povos que habitavam seus limites. Para iniciar essa discussão, o professor exibirá o mapa do Império Romano.

Ao observar este mapa, os estudantes perceberão que o território romano cobria todo o Mar Mediterrâneo, atingia o norte da África, chegava ao Oceano Atlântico e à fronteira com a Ásia, nos mares Negro e Vermelho. Os estudantes deverão perceber que a administração dessa diversidade de povos e culturas exigia uma boa organização por parte do Império. E com essa questão, os estudantes identificarão a guerra como mecanismo de conquista e a cobrança de impostos como forma de manutenção das fronteiras.
ícone de áudio
Mapa do Império Romano

Acesse a imagem para download
ícone letra de música
Asterix e Obelix contra César

Acesse o trecho do filme

Para facilitar a compreensão desses mecanismos, indica-se a apresentação de um trecho do filme Asterix e Obelix contra César. Este fragmento servirá como conclusão da exposição do conteúdo “A formação do Império Romano”.

Continue lendo

Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: