A formação do Império Romano - Encaminhamento
1ª Aula
Acesse a fotografia |
Depois da exposição da imagem, fazer as seguintes questões aos estudantes:
1. O que é possível ver nessa fotografia?
2. Quais são os personagens presentes nessa escultura?
3. Qual a posição dos meninos retratada pelo artista?
4. É possível identificar a data dessa obra de arte?
5. Por que os meninos estão mamando na loba? O professor deve deixar claro que os estudantes devem observar a escultura que foi fotografada.
Espera-se que os estudantes não identifiquem imediatamente de que se trata de uma loba - eles podem citar outros animais, como onça ou puma, por exemplo. Os outros dois personagens da escultura são meninos, duas crianças que estão mamando no animal. Não é possível identificar a data ou o autor dessa obra, porque não há informações na fotografia nem traços distintivos de um determinado artista. Por fim, a análise dessa imagem deve despertar a curiosidades nos estudantes para saber a razão pela qual duas crianças mamariam numa loba. E essa resposta será data com a explicação da lenda da fundação de Roma, por meio do texto Rômulo e Remo do site Só História.
Depois dessa primeira discussão acerca da fundação de Roma, o professor exibirá a série animada Grandes civilizações para informar aos estudantes acerca dos sistemas de governo romanos, organização social e político-administrativa.
Após a exibição dos vídeos, o professor solicitará aos alunos que façam anotações sobre as classes sociais, regimes políticos e contribuições desta civilização para os dias atuais, as quais serão discutidas na próxima aula.
Link externo Acesse Rômulo e Remo no site Só História |
Roma: Grandes civilizações Parte I e Parte II |
2ª Aula
Nesta aula, o professor retomará os conteúdos abordados nos vídeos, observando se os estudantes compreenderam que Roma passou por regimes políticos diferentes e se identificaram as características da Monarquia, da República e do Império. Nesse momento de debate, é importante deixar que os alunos se expressem e cabe ao professor mediar a discussão. Além dos regimes políticos, os estudantes deverão observar a existência de duas classes sociais antagônicas romanas: patrícios e plebeus. Debate concluído, nesta segunda aula as atenções se voltarão para a fase do Império Romano e a relação com os povos que habitavam seus limites. Para iniciar essa discussão, o professor exibirá o mapa do Império Romano.Ao observar este mapa, os estudantes perceberão que o território romano cobria todo o Mar Mediterrâneo, atingia o norte da África, chegava ao Oceano Atlântico e à fronteira com a Ásia, nos mares Negro e Vermelho. Os estudantes deverão perceber que a administração dessa diversidade de povos e culturas exigia uma boa organização por parte do Império. E com essa questão, os estudantes identificarão a guerra como mecanismo de conquista e a cobrança de impostos como forma de manutenção das fronteiras.
Mapa do Império Romano Acesse a imagem para download |
Asterix e Obelix contra César Acesse o trecho do filme |
Para facilitar a compreensão desses mecanismos, indica-se a apresentação de um trecho do filme Asterix e Obelix contra César. Este fragmento servirá como conclusão da exposição do conteúdo “A formação do Império Romano”.
Continue lendo
Dê sua opinião |
Envie sua aula |