O trabalho do historiador e as fontes históricas
Autora: Professora Vanessa Maria Rodrigues Viacava - Ditec/Portal Dia a Dia Educação
1. Nível de ensino: Médio
2. Conteúdo Estruturante: Relações de Trabalho, Relações Culturais e Relações de Poder.
2.1 Conteúdo Básico: A experiência humana no tempo.
2.2 Conteúdo Específico: O trabalho do historiador e as fontes históricas.
3. Objetivo:
- Compreender a definição de fontes históricas, suas tipologias e possibilidades de interpretação
4. Número de aulas estimado: 2 aulas.
5. Justificativa
O trabalho do historiador consiste em escrever o passado a partir de fontes, vestígios e de uma orientação teórico-metodológica.
Segundo as DCE, "ao trabalhar com vestígios na aula de História, é indispensável ir além dos documentos escritos, trabalhando com os iconográficos, os registros orais, os testemunhos de história local, além de documentos contemporâneos, como: fotografia, cinema, quadrinhos, literatura e informática. Quanto à identificação do documento, a sugestão é determinar sua origem, natureza, autor ou autores, datação e pontos importantes do mesmo". (PARANÁ, 2008, p. 69).
Continue lendo
Para a pesquisadora Rosalyn Ashby, os alunos reconhecem o fato de que nosso conhecimento do passado vem de materiais do passado “[mas] não serão capazes de se tornar racionalmente envolvidos nos debates históricos do futuro (...)”. (ASHBY, 2006, p. 154), isso significa dizer que os estudantes precisam explorar as evidências do passado e não tomar as análises acerca das fontes a partir de conclusões feitas por autoridades no assunto. Assim, a proposta dessa sequência de aulas consiste em apresentar aos alunos a análise de fontes históricas, fazendo com que eles compreendam o trabalho do historiador.
Fechar
6. Encaminhamento
7. Aprendizagem esperada
Ao final dessa sequência de aulas espera-se que o aluno “compreenda a definição de fontes históricas, suas tipologias e possibilidades de interpretação”. (PARANÁ, 2011, p. 63).
Referências
ASHBY, Rosalyn.
Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as idéias dos estudantes sobre testar afirmações factuais singulares. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia Braga (Org.). Educar em Revista, UFPR, n. especial, p. 151-170, ago. 2006. HARRISON, R.; JONES, A.; LAMBERT, P. A institucionalização e a organização da História. In: LAMBERT, P.
História: introdução ao ensino e à prática. Porto Alegre: Penso, 2011.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação.
Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.
______.
Cadernos de Expectativas de Aprendizagem. Curitiba: Seed, 2011.
Fechar
Nome: Ivani
E-mail: ivanibsilva@gmail.com
Cidade/Estado: Cruzeiro - Paraná.
Gostou da Sequência de Aulas? Gostei muito
Comentários/Sugestões: Boa noite! Prezados,Ótimo trabalho. O material auxilia não só os docentes experientes, mas principalmente aqueles que estão iniciando na carreira.
Nome: Syllas Moreira da Fonseca Neto
E-mail: syllasprof@seed.pr.gov.br
Cidade/Estado: Colombo - Paraná
Gostou da Sequência de Aulas? Gostei muito
Comentários/Sugestões: A sequência apresentada ficou muito boa, bem compatível para se trabalhar a temática com turmas de 6o anos.