Fontes Históricas
Conforme as Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica do Estado do Paraná, a História tem como objeto de estudo “os processos históricos relativos às ações e às relações humanas praticadas no tempo, bem como a respectiva significação atribuída pelos sujeitos, tendo ou não consciência dessas ações” (PARANÁ, 2008, p. 46). De acordo com este documento, o ensino de História deve não apenas construir um pensamento histórico, mas também desenvolver nos estudantes uma “consciência histórica”. Para atingir esses objetivos, o uso de fontes é fundamental, assim como “é indispensável ir além dos documentos escritos, trabalhando com os iconográficos, os registros orais, os testemunhos de história local, além de documentos contemporâneos, como: fotografia, cinema, quadrinhos, literatura e informática” (PARANÁ, 2008, p. 53).
Lembre-se: ao usar fontes históricas em sala de aula devemos percorrer quatro etapas de análise: i) descrição do documento; ii) mobilização dos saberes e conhecimentos prévios dos alunos; iii) localização do documento no contexto e em relação ao autor; iv) identificação de sua natureza. Esses procedimentos podem colaborar para o melhor uso das fontes, sejam escritas ou não.