Disciplina - História

A Revolução Industrial

Autora: Gilzemara Ortiz Alves Segatini
Instituição: Colégio Estadual Ulysses Guimarães
Município / Estado: Foz do Iguaçu - Paraná
Conteúdo: A Revolução Industrial
Série: Todas as séries

Conteúdo Estruturante: Relações de trabalho
Conteúdo Básico: Urbanização e industrialização
Conteúdo Específico: A Revolução Industrial

Justificativa
Com a Revolução Industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão, na qualidade de empregados ou operários, perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro. Nesta perspectiva será analisado um texto referente à Revolução Industrial. Se o conteúdo do livro didático adotado na escola em relação ao tema não for suficiente, o professor deverá produzir um material extra de acordo com a sua realidade. Após a leitura serão realizadas várias atividades como: debates, vídeos, questões para reflexão e produção de texto.Este tipo de atividade é fundamental no cotidiano escolar para que a habilidade de leitura seja desenvolvida.


Descrição da metodologia
Utilizando o tema Revolução Industrial na aula e levando em consideração a DCE de História (2008), que valoriza a experiência histórica do indivíduo, por conduzir o estudante a questionar sua própria experiência de vida. Sendo assim, por meio de um debate, os estudantes serão levados a refletir sobre as seguintes questões: a exploração de trabalhadores das primeiras indústrias deixou de existir? O trabalho infantil já foi superado? Ainda hoje, existem pessoas abandonadas no campo em busca de trabalho em fábricas? Qual o impacto da inserção das máquinas em indústrias e serviços no mundo do trabalho?
Após esse debate, os estudantes poderão compartilhar suas experiências, como também as memórias de seus familiares sobre as questões abordadas, levando os estudantes a perceberem que os acontecimentos do passado refletem no presente. Desta forma, a compreensão do passado pode contribuir para o entendimento do presente e também para as ações no futuro.
Será utilizado de forma reflexiva dois vídeos, um sobre a Revolução Industrial e outro sobre a questão do trabalho nos dias atuais com a finalidade de levar os estudantes a perceberem a relação trabalho, poder, sociedade, bem como o impacto do desenvolvimento tecnológico na sociedade.
Serão realizadas as seguintes atividades: produção de texto contento a experiência do estudante no mundo do trabalho; trabalho em grupo, analisando periódicos (jornais e revistas); produção de cartazes contendo imagens sobre a exploração do sistemas capitalista (greves, máquinas, desigualdade social, movimentos sociais, globalização, etc.), a serem expostos nos murais do colégio. Para trabalhar as atividades mencionadas, serão necessárias oito aulas, onde o professor avaliará a articulação entre trabalho, sociedade e poder.

Referências
COTRIM, Gilberto. História Global. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.
PILETTI, Nelson. Toda História. 4ªed. São Paulo: Ática, 1996.
Revolução Industrial. Coleção Super-interessante, vol. 03. Rio de Janeiro: Abril Cultural, 2002.

Recursos do Portal

ícone para acessar trechos de filmes Germinal
Acesse o trecho


ícone para acessar trechos de filmes Oliver Twist
Acesse o trecho


ícone para acessar trechos de filmes Tempos Modernos
Acesse o trecho
ícone para acessar lista de vídeos Alienação e trabalho
Acesse o vídeo


ícone para acessar lista de vídeos Trabalho
Acesse o vídeo



Recomendar esta página via e-mail: