Movimento Concretista
A arte concreta surge na Europa em 1950 e tem o seu auge na década de 1960. Os artistas precursores deste movimento foram: Max Bill (artes plásticas), Pierre Schaeffer (música) e Vladimir Mayakovsky (poesia).Na Literatura
A literatura brasileira destaca-se com a publicação de Noigandres, revista fundada em 1952 e formada pelos poetas Augusto de Campos, seu irmão Haroldo de Campos e Décio Pignatari, deixando para trás uma estética conservadora de caráter formalista. O Concretismo permitiu a incorporação de elementos de outras mídias (visuais, auditivas, táteis) ao texto, o qual criou uma nova tendência, que renovou, com muita força, o pensamento artístico nacional. Desse modo, o texto poético deixou de ser uma mera interpretação da realidade e passou a constituir sua própria realidade.Algumas obras da literatura concretista brasileira:
- Teoria da Poesia Concreta, de Décio Pignatari (1965);
- Poetamenos (1953) e Pop-cretos (1964) de Augusto de Campos;
- Galáxias (1963) de Haroldo de Campos.
Características principais do Concretismo: o verso é abolido; há valorização dos aspectos visual e sonoro; os vocábulos são representados nos seus aspectos geométricos, além da ênfase na racionalidade.
Assumindo uma importante posição nesse contexto, Paulo Leminski (1944-1989), nascido em Curitiba, no Paraná, também se destacou. Sua formação literária é marcada pelo concretismo. Estreou em 1964 com cinco poemas na revista Invenção, dirigida por Décio Pignatari, em São Paulo, porta-voz da poesia concreta paulista.
Teve influência da poesia de Augusto de Campos, Décio Pignatari, Haroldo de Campos, convivência com Régis Bonvicino, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Itamar Assumpção, José Miguel Wisnik, Arnaldo Antunes, Wally Salomão, Antônio Cícero, Antonio Risério, Julio Plaza, Reinaldo Jardim, Regina Silveira, Helena Kolody, Turiba, Ivo Rodrigues (Banda Blindagem).
Na poesia de Paulo Leminski, a influência da MPB é bastante clara. Dentre suas atividades, criou habilidade de letrista e músico. Verdura, de 1981, foi gravada por Caetano Veloso no disco Outras Palavras.
Estudioso da língua e cultura japonesas foi, também, um dos maiores criadores e divulgadores do haicai em língua portuguesa.
Brasília
Este avião de luxo
Escancarado em pleno Planalto Central
Brasília é um pecado Capital
(Paulo Leminski)
Fontes de Pesquisa
Recursos Didáticos
Informações gerais
Assuntos relacionadas ao tema. Artigos Produções acadêmicas relacionadas ao tema.
|
Áudios
Acesso os áudios relacionados ao tema. Conteúdo Interativo Infográficos, Jogos, Simuladores e Animações. |