Sugestão de Leitura - testes
Olá colegas Este informativo tem como principal objetivo apresentar os materiais postados na página de História no Portal Dia a Dia Educação. Conforme as Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica do Estado do Paraná a História tem como objeto de estudo “os processos históricos relativos às ações e às relações humanas praticadas no tempo, bem como a respectiva significação atribuída pelos sujeitos, tendo ou não consciência dessas ações”. (PARANÁ, 2008, p. 46). De acordo com este documento, o ensino de História deve não apenas construir um pensamento histórico, mas também desenvolver nos estudantes uma “consciência histórica” Para atingir objetivos da disciplina de História, o uso de fontes é fundamental, assim como “é indispensável ir além dos documentos escritos, trabalhando com os iconográficos, os registros orais, os testemunhos de história local, além de documentos contemporâneos, como: fotografia, cinema, quadrinhos, literatura e informática” (PARANÁ, 2008, p. 53). Confira algumas fontes históricas audiovisuais que podem ser discutidas em sala de aula. Curitiba e o Club Curitibano - 1949 ![]() Em janeiro de 1949, Hermes Gonçalves produziu um vídeo para divulgar o cotidiano dos curitibanos da época. Festival da canção - 1967 ![]() "Alegria, alegria" é uma das obras que inauguraram o movimento Tropicalista, que tem como fundador o cantor e compositor Caetano Veloso. Esse trecho foi extraído da versão executada no Festival da Canção da Record de 1967. Propaganda anos 1950 ![]() Propaganda, em desenho de animação, das Gotinhas da Esso anos 1950. Período correspondente ao processo de modernização do país, com a política do plano de metas de JK, os "50 anos em 5". A melhor forma de conhecer a página de História é explorando-a. Seja também um colaborador! Compartilhe experiências e recursos voltados para o aperfeiçoamento e a utilização em sala de aula. Um abraço e até a próxima!
Professora Vanessa |