O uso de fontes históricas e objetos de aprendizagem nas aulas de História
Para atingir esses objetivos, o uso de fontes é fundamental, assim como “é indispensável ir além dos documentos escritos, trabalhando com os iconográficos, os registros orais, os testemunhos de história local, além de documentos contemporâneos, como: fotografia, cinema, quadrinhos, literatura e informática” (PARANÁ, 2008, p. 53). Tais documentos contemporâneos são compreendidos como recursos ou Objetos de Aprendizagem.(...) são objetos de aprendizagem as mídias digitais como, por exemplo, imagens ou fotos, vídeos ou áudios (ao vivo ou não), arquivos de texto, animações, páginas de internet, quando utilizadas como recursos que apoiam processos de ensino e aprendizagem”. (SANTOS, 2007, p. 12).
Caso o professor tenha à sua disposição tais Objetos, pode planejar suas aulas fazendo uso deles, fomentando a reflexão e conseguindo maior flexibilidade, sem perder seus objetivos de ensino e sem se desvincular das fontes históricas. Nesse sentido, acredita-se que este é um tema de relevância para ser proposto e trabalhado pela Diretoria de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), por meio da equipe técnica da Educação Básica do Portal Dia a Dia Educação, em parceria com o Departamento de Educação Básica.
Objetivos
- Fomentar o debate sobre o uso de fontes históricas e Objetos de Aprendizagem como recurso para ensinar e aprender conceitos e conteúdos nas aulas de História.
- Possibilitar aos professores de História da Rede Estadual de Ensino do Paraná momentos de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o tema.