A bomba de Hiroshima na perspectiva da História Ambiental
Nome do autor: Marlene Pardal SimonatoInstituição/Escola: Colégio EstadualJoão XXII
Município/Estado: Clevelândia - Paraná
Conteúdo: A bomba de Hiroshima na perspectiva da História Ambiental
Sugestão de atividade: Educação Ambiental como Elemento de Unidade Programática
Tema: A bomba de Hiroshima na perspectiva da História Ambiental.
Conteúdos estruturantes: Relações de trabalho; Relações de poder; Relações culturais.
Conteúdo básico: Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Abordagem teórico-metodológica:
Em agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre o Japão. Milhares de pessoas morreram na hora e outros milhares ao longo dos anos, por causa da radiação. Esse foi um dos acontecimentos que contribuíram para o fim da Segunda Guerra Mundial. É nesse contexto que estudaremos o porquê dos Estados Unidos e do Japão terem entrado em guerra e quais as consequências da explosão atômica sobre o Japão em 1945. Para isso, sugiro a apresentação do vídeo Efeitos da radiação no ser humano e natureza, a fim de que os alunos do 2º ano do Ensino Médio observem as imagens do holocausto atômico das cidades de Hiroshima e Nagazaki e suas consequências. Esta proposta objetiva conduzir os alunos a relacionar a História com outras Ciências, dando ênfase na História Ambiental. Com isso, pretende-se fazer o aluno compreender a necessidade da apropriação do conhecimento em diversas áreas de estudo para a ampliação da visão de mundo, tornando-o cidadão consciente, crítico e atuante na sociedade em que vive.
Objetivos:
Compreender o contexto histórico da Segunda Guerra Mundial.
Analisar a decisão do Presidente Trumann de lançar as bombas atômicas sobre o Japão, problematizando os principais argumentos contra e a favor.
Incentivar os alunos a manifestar e discutir o tema com internautas do Brasil.
Verificar as consequências ambientais provocadas pela explosão radioativa nas cidades de Hiroshima e Nagazaki.
Estratégias e recursos:
1.1 Apresentação do vídeo Efeitos da radiação no ser humano e natureza (Youtube).
1.2 Explanação.
1.3 Leituras das imagens do vídeo.
1.4 Analisar depoimentos dos sobreviventes do holocausto atômico.
1.5 Extraclasse: Em equipes, pesquisar em jornais, revistas e sites, as consequências humanas e ambientais geradas pela explosão radioativa nas cidades de Hiroshima e Nagazaki.
1.6 Laboratório de informática: Os alunos deverão acessar o site da UOL Educação (http://forum.educacao.blog.uol.com.br/arch2007-07-29_2007-08-04.html#2007_08-02_16_16_13-8953204-0) para deixar seu depoimento ou discutir o tema com internautas.
1.7 Extraclasse: Construção de um painel ilustrado com imagens sobre o tema, fazendo contraponto com imagens das cidades de Hiroshima e Nagazaki na época da guerra, no período subsequente ao holocausto atômico e na atualidade.
1.8 Coletar dados sobre o material utilizado na produção da bomba de Hiroshima. A partir desses dados, divida a turma em equipes, para que estas coletem o máximo de informações para defender suas posições favoráveis ou contrárias ao uso da radioatividade na contemporaneidade.
Avaliação:
Observar, por meio das atividades propostas, o desempenho do aluno. Verificar se ele consegue estabelecer com criticidade relações entre causas e consequências, semelhanças e diferenças, e se compreende os conceitos e conteúdos históricos relacionados com o tema abordado.
Observação: Sugiro que a proposta de aula seja desenvolvida em três aulas, no mínimo, para que todos os objetivos sejam alcançados.
Referências:
AMARAL, I. A. do. Programas e ações de formação docente em Educação Ambiental. In: TAGLIEBER, J. E.; SILVEIRA A.F. Pesquisa em Educação Ambiental: pensamentos e reflexões de pesquisadores em educação ambiental. I CPEASUL, Itajaí-SC, UFPel, p.145-167, 2004.
CARDOSO, O. P. História hoje. 1. ed. São Paulo: Ática, 2006.
CASAGRANDE, F. A bomba que mudou a História do século XX. Revista Escola, jan./fev., 2000, p. 40-41.
TOLEDO, R. P. de. Memória dos filhos do Clarão. Revista Veja, 2 ago. 1995, p. 55-75.
Vídeo: Efeitos da radiação no ser humano e natureza. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=hn<DQXRsWV90> Acesso em: 15/05/2013.