Movimento da Anistia
No laboratório de Informática, dividir a turma em seis grupos de pesquisa em documentos e em imagens a serem coletadas na Internet, em especial no Google Imagens.Grupo 1: Identificar e caracterizar o conceito de anistia.
Grupo 2: Identificar e caracterizar o cenário político que levou ao fortalecimento das mobilizações políticas de oposição à ditadura militar.
Grupo 3: Identificar e caracterizar o início do movimento pela Anistia desde as mobilizações esparsas de familiares até a constituição de um núcleo público do Movimento.
Grupo 4: Identificar, caracterizar e articular a questão dos direitos do cidadão com o Movimento pela Anistia.
Grupo 5: Identificar e caracterizar os resultados parciais da luta pela Anistia expressos na Lei de Anistia do governo Figueiredo, em 1979.
Grupo 6: Identificar e caracterizar o conceito de Justiça de Transição e comparar com a Anistia aprovada no Brasil, em 1979.
Cada tema será desenvolvido a partir da consulta nos links listados a abaixo. Durante a pesquisa nos links, os alunos irão retirar dos textos os elementos centrais necessários ao tema que cada grupo está trabalhando. Após o trabalho em grupo, numa segunda seção, a turma deve ser reunida em um seminário para a discussão dos temas por toda sala. A coleta de imagens relativas aos temas trabalhados deverá ser reservada para ser reunida em uma exposição para toda a escola. Após a coleta dos dados, eles irão escrever, com suas próprias palavras, textos em formato de legendas de imagens para a exposição.
Texto 1: Memórias dos Metalúrgicos do ABC: Movimento pela Anistia Ampla Geral e Irrestrita (http://www.abcdeluta.org.br/materia.asp?id_CON=89)
Texto 2: Uma Breve História da Anistia - Uma homenagem aos que lutaram (http://www.direitos.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5377&Itemid=1)
Texto 3: Depoimento de Helena Grecco (http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/helenagrecco/grecco_anistia.html)
Texto 4: Lei da Anistia (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6683.htm)
A partir do que foi coletado nas pesquisas, os alunos farão uma exposição com imagens e textos curtos explicativos produzidos pelos alunos acerca do Movimento pela Anistia. Primeiro passo: se a escola tiver um espaço adequado para a exposição de trabalhos, a exposição poderá ser montada diretamente ali. Caso não exista esse espaço, utilizar cartolinas coladas nas paredes da escola. Se possível convidar a comunidade para a exposição monitorada pelos alunos que a produzira. Segundo passo: os alunos dividirão a exposição em cinco partes, relativas aos tópicos e com imagens de cada tema. Os textos expostos deverão ser curtos, porém completos. Cada grupo será responsável pela montagem de sua parte.
Essa atividade foi extraída da aula Movimento da Anistia do professor Rafael da Cruz Alves - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em: 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.