Conhecendo o islamismo e os muçulmanos
Professor, apresente aos alunos a marchinha de carnaval “Allah-La Ô” (composição de Antônio Gabriel Nássara) de 1940 e explique que as marchinhas de carnaval fizeram muito sucesso a partir dos anos 1920 e eram cantadas nos clubes e nas ruas, com suas letras fáceis, alegres e divertidas. Peça aos alunos que enquanto realizam a escuta da música, escrevam em seus cadernos aquelas palavras que remetem a um lugar, uma cultura, um nome, uma crença, diferentes da nossa. Se for necessário, repita a música Allah-La Ô.Allah-La Ô
(Composição: Haroldo Lobo / Nássara)
Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara
Viemos do Egito
E muitas vezes
Nós tivemos que rezar Allah! allah! allah, meu bom allah!
Mande água pra ioiô Mande água pra iaiá Allah! meu bom allah
(Fonte: http://letras.terra.com.br/marchinhas-de-carnaval/497936/ )
Posteriormente, peça, aleatoriamente, a alguns alunos que digam à turma quais palavras destacaram e anotem-nas no quadro negro (provavelmente terão destacado deserto do Saara, Egito e Allah). Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre esses lugares (África, Egito), suas culturas, costumes e religião. Pergunte se eles já ouviram falar e/ou que conhecem por Alá. A partir disso, explique que “Allah! meu bom allah” faz referência ao Deus cultuado pelos povos que seguem a religião islâmica, chamados de muçulmanos. Essa religião foi fundada pelo profeta Maomé no século VII e tem cinco preceitos básicos: o testemunho da fé que adota Alá como divindade única; o cumprimento das cinco orações diárias; o pagamento de um tributo, destinado principalmente aos pobres, que purifica as riquezas do homem; o jejum no mês de Ramadã; a peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida, desde que se tenham condições financeiras e saúde para tanto.
Atenção professor: deixe claro para os alunos que a religião islâmica nasceu onde hoje é a Arábia Saudita e que, com a expansão dessa religião pelo resto do mundo, muitas pessoas se tornaram muçulmanas, embora não tenham origem árabe. Pode-se dizer que muçulmanos são aqueles que seguem o islamismo, independente do país em que nasceram e/ou vivem. Destaque, portanto, que os muçulmanos não se restringem somente a uma região, sendo que o islamismo é a segunda maior religião do mundo, ficando atrás somente do cristianismo. Por isso, ressalte aos alunos que é muito importante que compreendam a expansão da fé islâmica pelo mundo. Para tanto, proponha uma atividade interdisciplinar com a geografia e a matemática, distribuindo aos alunos o “Mapa do mundo muçulmano”, publicado na Folha on-line, em 08/10/2009.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u635475.shtml Professor: peça aos alunos que analisem com atenção os dados informados no mapa, observando os continentes, os países destacados, os números apresentados, as porcentagens. Destaque o número de fiéis muçulmanos existentes em todo o mundo: 1 bilhão 571 milhões e 198 mil. Em seguida, peça aos alunos que identifiquem e circulem no mapa o continente com o maior número de muçulmanos (Ásia) e o de menor número (Américas), e que destaquem quantos muçulmanos existem no Brasil. Diga aos alunos que essa observação da existência de muçulmanos por todo o mundo pode ser justificada por diversos fatores, dentre eles, acredita-se na simplicidade de sua doutrina: a crença e adoração em um único Deus e a instrução ao homem para usar seus poderes de inteligência e observação. Voltando na marchinha Allah-La Ô, destaque aos alunos a influência de uma cultura árabe (que homenageia o deserto do Saara e Alá) numa cultura brasileira, no caso, o carnaval.
Essa atividade foi extraída da aula A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário muçulmano da professora Ana Flávia Ribeiro Santana - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em: 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.