Disciplina - História

A sociedade patriarcal açucareira: questão de gênero

Imagem 1

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/a-mulher-no-mundo-colonial.htm Acesso em: 04/11/10

Imagem 2

Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/fotos/relembre-10-fatos-marcaram-brasil-colonial-691810.shtml#6 Acesso em: 04/11/10


Imagem 3


Disponível em: http://africanidadeegeografia.blogspot.com.br/ Acesso em: 04/11/10

Imagem 4


Disponível em: http://www.maemartadeoba.com.br/orixas%20mitos%20e%20lendas/escrava%20anastacia%202.htm Acesso em: 04/11/10

Para direcionar os debates sobre as relações de gênero na sociedade colonial, os alunos observarão as imagens acima e responderão as seguintes questões. As respostas deverão ser registradas em seus cadernos para a continuação dessa atividade.
  1. Qual o relacionamento das pessoas nas imagens acima?
  2. Quem são os personagens das imagens apresentadas?
  3. Que período da história brasileira essas imagens retratam?
  4. Como podemos definir a relação entre colonizadores e escravos?
  5. As imagens 4 e 5 são pinturas do artista Jean-Baptiste Debret. Procure algumas informações sobre esses personagens.
Depois da exibição das imagens e das respostas concluídas, os alunos assistirão ao vídeo sobre o Brasil Colônia, de Bóris Fausto. Este documentário servirá para contextualizar as imagens, e os alunos poderão identificar as relações de trabalho existentes durante o período colonial. Vídeo: Brasil Colônia. Bóris Fausto. Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=864> Acesso em: 04/11/10

Descrição: Episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola. Apresenta comentários sobre o processo de colonização do Brasil, desde o período das Grandes Navegações até a Independência do Brasil. Aborda pontos relevantes no estudo da história brasileira, como a chegada dos portugueses ao Brasil, o contato com os indígenas, primeiras formas de governo, exploração econômica, escravidão, presença dos holandeses no território, os bandeirante, a miscigenação, a mineração e a busca por metais preciosos, a Inconfidência mineira, fim do tráfico negreiro, chegada da Família Real, abertura dos portos às nações amigas e a Independência do Brasil.

Após a exibição do episódio, o professor deverá propor uma atividade de pesquisa.

Depois de concluídas as pesquisas, cada grupo deverá elaborar uma revista sobre as relações de gênero e de trabalho no Brasil. Para tanto, os alunos deverão retomar suas observações e se organizar em grupos de 4 ou 5 componentes para a formulação de um volume temático da revista. Cada grupo ficará responsável por um tema, sendo sugeridos os seguintes assuntos:
  1. A mulher escrava: sedução e afeto
    1. Os filhos bastardos
    2. As amas de leite
  2. A sinhazinha: a vida caseira da mulher branca.
    1. A reclusão nos lares
    2. A morte prematura
  3. Violência contra a mulher: o caso da escrava Anastácia.
  4. Questão de gênero e trabalho: o homem escravo e a mulher escrava
Para a realização do periódico, os grupos poderão diagramar as matérias com o auxílio do software livre scribus ou os alunos poderão elaborar o trabalho sem auxílio de qualquer programa digital, caso a escola não possua um laboratório de informática.

Sobre o scribus:
O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.
Disponível para download em: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm

Sites sugeridos para a realização da pesquisa:
PORTAL São Francisco. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-colonia/sociedade-acucareira-no-brasil-colonial.php Acesso em: 04/11/10
KLEPSIDRA. Disponível em: http://www.klepsidra.net/klepsidra10/mulheres.html Acesso em: 04/11/10

Essa atividade foi extraída da aula A sociedade patriarcal açucareira: questão de gênero da professora Vanessa Maria Rodrigues Viacava - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em: 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
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