Disciplina - História

Construindo o conceito de Patrimônio Cultural e Imaterial

Solicite aos alunos que façam grupos de 4 ou 5 membros. Entregue para cada grupo imagens de prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e também imagens de festas populares tombadas pelo Patrimônio Cultural Imaterial.

Observação:
Nesta atividade o professor poderá utilizar, preferencialmente, imagens de sua cidade ou região para tornar a atividade mais próxima da realidade vivenciada pelos alunos. Peça para os alunos observarem as imagens e fazerem os seguintes levantamentos:
- Onde fica o prédio registrado na imagem? (no próprio estado dos alunos, em outros estados, outros países, na cidade dos alunos?);
- Qual a importância do prédio? (para o país, para as pessoas?);
- Qual a importância dele ser preservado?
- Que festa é essa representada na imagem?
- Onde esta festa ocorre (no próprio estado dos alunos, em outros estados, outros países, na própria cidade dos alunos?);
Em seguida peça para cada grupo anotar suas considerações. Solicite a cada grupo que expresse suas considerações e vá anotando no quadro. Após todos terem se expressado e de todas as respostas estarem no quadro, relacione-as com os conceitos de patrimônio cultural e imaterial. Destaque o significado do tombamento de prédios (cultura material) e festas (cultura imaterial) e sua relação com a construção do patrimônio cultural de uma região.

Observação:
Professor, construa primeiramente o conceito de patrimônio cultural para depois inserir o conceito de imaterial. Cabe ressaltar que esses conceitos devem ser construídos com uma variedade de exemplos para que os alunos possam compreender melhor tais conceitos. Para ajudá-lo nesta tarefa, utilize as cartilhas do IPHAN (http://portal.iphan.gov.br/publicacoes/lista?categoria=&busca=imaterial)

Os alunos devem anotar no caderno as conclusões da atividade e dar outros exemplos de tradição e patrimônio cultural imaterial presentes na cultura brasileira. Esta atividade pode ser realizada em parceria com o professor de Artes. Veja exemplo na aula do Portal, "Patrimônios Históricos", de autoria da Profª Soraia Cristina Cardoso Lelis, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15618

Essa atividade foi extraída da aula A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial da professora Ana Flávia Ribeiro Santana - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em: 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: