Disciplina - História

Em Busca do Tempo Perdido: Pinturas Rupestres

Nome do autor: Celma Faria de Souza Burille
Instituição/Escola: Colégio Estadual Mário Quintana
Município/Estado: Cascavel - Paraná
Conteúdo: Em Busca do Tempo Perdido: Pinturas Rupestres
Série: 5ª série - Ensino Fundamental

Introdução
Ao longo dos tempos, muitas perguntas foram feitas para responder como surgiu o homem e como viveram nossos antepassados. Muitos vestígios, como ossos, ferramentas, ruínas, pinturas, são informações valiosas para reconstruir nosso passado. Mas também algumas hipóteses iniciais são substituídas por outras mais aceitas. Porém, no período comumente chamada de Pré-História, continua existindo muitos mistérios. O historiador faz um trabalho comparado ao de um “detetive”, que procura encontrar respostas para as hipóteses elaboradas. Com isso, ele descobre muitas coisas que ocorreram no passado da humanidade. Por isso, estudar História é fundamental para a compreensão da vida humana: as suas transformações. Dessa forma, a descoberta do modo de vida humano, é oriundo das pesquisas, tanto dos historiadores quanto dos arqueólogos. Por isso, o trabalho de investigação proposto pela professora para a turma da 5ª série consiste em mostrar aos educandos o minucioso trabalho, que determina o conhecimento de parte da história das sociedades primitivas. Depois dos alunos terem aprendido como trabalhar com as fontes históricas, como fotografias, certidões de nascimentos, objetos antigos das famílias, a professora propôs a realização de uma sessão de pinturas rupestres na escola, para que eles pudessem verificar como seriam essas formas de comunicação pré-histórica.

Objetivo geral
Possibilitar aos educandos estreitar laços com o trabalho do historiador e a reconstituição da pintura rupestre.

Objetivos específicos
Proporcionar aos educandos a compreensão do trabalho do historiador com as distintas tipologias históricas. Viabilizar a expressão artística por meio de pinturas rupestres.

Procedimentos metodológicos
Depois de 06 aulas expositivas para o conhecimento sobre as sociedades primitivas e seu modo de vida, utilizando como suporte a TV Multimídia para a visualização da sua vida cotidiana e a arte das pinturas rupestres, como um dos meios de comunicação entre os homens, os alunos foram desafiados a fazerem (ou reproduzirem) eles próprios algumas pinturas rupestres. Foi solicitado a eles materiais recicláveis, como papelão para fazer a base do trabalho, carvão vegetal, copos plásticos usados ou garrafinhas pets usadas e terra, mostrando-lhes as possibilidades de realizações de trabalhos sem qualquer despesa, utilizando apenas materiais usados, muitas vezes jogados na natureza. O segundo objetivo da professora era demonstrar que era possível reaproveitar materiais, sem trazer mais danos à natureza.

Relato
No dia marcado para a realização da experiência, todos os alunos da sala trouxeram o material e fomos para o refeitório da escola, um local mais amplo, onde os alunos se reuniram em grupos nas mesas. No início, eles se dispersaram bastante, porém conseguiram se organizar em poucos minutos; logo começaram a experiência: nos pedaços de papelão, eles reproduziam as pinturas dos homens primitivos. Juntamente com as reproduções, também criaram pinturas próprias. Realizaram a experiência em 01 hora/aula e voltamos para a a sala para expor e apresentar os trabalhos realizados na aula seguinte. Depois de todos reunidos novamente, grupo de 03 alunos de cada vez apresentava o trabalho, explicando detalhadamente o resultado que pretendia alcançar e o que retratou. Todos foram unânimes em afirmar que gostaram da experiência!


Referências
BALINEY, Geoffrey. Breve história do mundo. São Paulo: Fundamento, 2009.
BLOCH, Marc. Apologia da história: ou o ofício do historiador. São Paulo: Jorge Zahar Editora, 2001.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2005.
GINSBURG, Carlos. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Cia das Letras, 1987.
________________. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e História. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
PROJETO ARARIBÁ. História – 6º ano. São Paulo: Moderna, 2005.
Recomendar esta página via e-mail: