Disciplina - História

Zumbi dos Palmares

Autora: Ana Claudia Martins Ribas
Coautora: Viviane Gabre
Instituição: Colégio Estadual César Stange
Município / Estado: Guarapuava - Paraná
Conteúdo: Zumbi dos Palmares
Série: 6ª série - Ensino Fundamental

Introdução
Este relato faz referência ao trabalho desenvolvido na disciplina de História, no qual os alunos tiveram a oportunidade de estudar a trajetória de Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência e imortalizado por entidades como o Movimento Negro. Este organiza eventos educativos que ressaltam a luta do negro contra a escravidão, desde a vinda forçada de africanos para o Brasil em navios negreiros até a morte de seu líder Zumbi, em 20 de novembro de1695. Essa data é reconhecida como o Dia da Consciência Negra dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Procedimentos metodológicos

Os alunos foram levados a refletir sobre o triste período histórico retratado nos trechos do filme ”Amistad” , que valorizaram a coragem e a luta pela sobrevivência desse povo guerreiro. Iniciou-se, também, pesquisas por meio da internet, livros sobre a vida de Zumbi e a resistência do Quilombo de Palmares, (localizado na Serra da Barriga, no atual Estado de Alagoas) que chegou a ter, aproximadamente, 20 mil habitantes até seu aniquilamento. Paralelamente a essa pesquisa, os alunos iniciaram confecções de máscaras africanas utilizando balões, jornais, massa corrida, tinta guache e pincéis. Estudando as cores e os significados dos símbolos africanos.
Foram entrevistados os moradores idosos do “Paiol de Telha”, Quilombo localizado na região de Guarapuava, no qual explicaram aos alunos a luta e a persistência de todos em manter as tradições de seus antepassados. Contamos também com a colaboração das Agentes Educacionais I responsáveis pela cozinha do colégio que prepararam e serviram, nesses dias de trabalho, comidas tipicas mais comuns da culinária africana no Brasil como: feijoada e canjica. A exposição das máscaras foi realizada no saguão do colégio ao som de músicas africanas, com a participação dos demais alunos, professores e funcionários. A experiência foi gratificante porque os alunos tiveram a oportunidade conhecer a contribuição dos negros para o desenvolvimento e a formação sociocultural do povo brasileiro.

Referências
www.diaadiaeducacao.pr.gov.br
www.sohistoria.com.br
www.acordacultura.org.br
BORGES Edson, MEDEIROS Carlos Alberto; D' ADESKY Jacques. Racismo, Preconceito e Intolerância. São Paulo: Atual, 2002.

Recurso do Portal

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