História das Civilizações e a Tecnologia
Autora: Jocimara Barros Teixeira CavalheiroInstituição / Escola: Colégio Estadual Maria Da Luz Furquim
Município / Estado: Rio Branco do Sul - Paraná
Conteúdo: História das Civilizações e a Tecnologia
Série: 1º ano - Ensino Médio
Objetivo geral
Possibilitar a análise das Sociedades desde os primórdios da sociedade primitiva fazendo uma reflexão crítica de sua inserção ao uso das tecnologias.
Objetivo Específico
A história de vida de um indivíduo e sua relação com os outros inseridos na história de um grupo social. A experiência Humana no tempo.
Justificativa
O uso da Mídia na educação para entender o mundo cotidiano.
A História da vida de um indivíduo e sua relação com os outros está inserida na história de um grupo social. A informatização e a internet e os novos recursos audiovisuais na vida do aluno e da sua família permitem essa compreensão a medida em que o homem busca identificar semelhanças e diferenças de uma história contada através de uma imagem de cinema ou pelos meios de comunicação. A leitura real dos fatos possibilita ao aluno identificar diferentes tipos de fontes históricas por meio de análise e reflexão individual ou coletiva (PROENCA, 2001).
Relato
A experiência humana no tempo desde os primórdios da sociedade.
Depois de 04 aulas expositivas de imagens e trechos de filmes para o conhecimento e a reflexão sobre as sociedades primitivas e seu acesso às tecnologias, com o uso de TV Multimídia para sua visualização e compreensão da vida cotidiana dos povos das mais variadas culturas e tradições, os alunos tiveram como proposta de trabalho escolher um tema específico de um povo com uma determinada cultura, para fazer uma representação por meio de imagens e textos pesquisados em sítios de busca na internet e/ou do Portal Educacional do Paraná.
Os alunos foram até o laboratório de informática para as pesquisas navegando nos sítios (pelo busca no google e Portal Dia-a-dia) indicados pela professoras e escolheram uma determinada cultura para então começar a sua pesquisa Histórica. Depois de duas aulas no laboratório de informática com o auxílio do professor, os alunos prepararam sua pesquisa com coletas de dados e principalmente com muitas imagens.
O próximo passo foi a socialização dessa experiência, voltando a sala de aula para então apresentaram essas aulas com a ajuda da TV Multimídia, no qual cada dupla apresentava a cultura de um determinado povo desde sua origem até sua atualidade, bem como suas especificidades, detalhando sua cultura, sociedade, economia, religião e seu acesso as tecnologias. Os alunos fizeram suas apresentações, num total de duas aulas, com duração de 10 minutos cada grupo, aproximadamente, e um tempo para perguntas, questionamentos e debates, sobre cada cultura apresentada. Muitos alunos relataram que gostaram da experiência, pois a reflexão sobre os povos por meio de imagens, lhes trouxeram interesses e envolvimento com os trabalhos, surgindo muitas dúvidas e críticas construtivas, ajudando a inserir o aluno como participante-construtor de sua própria história mediada pelo professor.
Avaliação
Interpretação dos vídeos assistidos.
Interpretações de imagens.
Pesquisas na internet.
Produções escritas individual e coletiva.
Participação coletiva de debates e opiniões.
Referências
CANTELE, Bruna & CANTELE , Angela. Arte - Linguagem Visual .Vol.1. 2ª Edição. São Paulo: IBEP, 2006.
PARANÁ, SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ. DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Diretrizes Curriculares da Educação Básica, História, 2001.
PROENCA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2001.
Recursos
Sítios de busca de imagens, tais como: www.google.com.br e no portal diaadiaeducao.pr.gov.br.
Software impress para preparação das apresentações.
TV Multimídia para apresentar imagens e vídeos e as buscas realizadas pelos grupos de alunos.
Recursos do Portal
Imigração polonesa Acesse a imagem |
Relógio digital Acesse a imagem |