Cotidiano no Império Romano
Autora: Euzélia Teresinha VoronhukCoautora: Andrea Kruk
Instituição / Escola: Escola Estadual Antônio Lopes Junior
Município / Estado: Irati-Paraná
Conteúdo específico: Cotidiano no Império Romano
Série: 5ª série - Ensino Fundamental
Introdução
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Apoio ao Uso do Portal Dia a Dia Educação na Prática Pedagógica”, sob orientação da docente e assessora pedagógica Andrea Kruk, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Irati, do estado do Paraná.
Para satisfazer a curiosidade e os questionamentos dos alunos em relação ao estudo dos povos antigos, em especial dos romanos, optei por trabalhar as questões que envolvem mais diretamente o dia a dia na cidade de Roma, partindo principalmente da análise de uma das mais grandiosas obras arquitetônicas da antiguidade: o Coliseu. Localizado no centro de Roma, é uma exceção entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetônico. Originalmente capaz de abrigar perto de 50 000 pessoas e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Foi construído a Leste do Fórum romano e demorou entre 8 a 10 anos a ser construído. Culturalmente temos grande influência dos romanos, na língua, na arquitetura, na religião (nascimento de Cristo), sendo portanto de fundamental importância o conhecimento dessa cultura.
Objetivos
Levar aos alunos conhecimentos de atividades realizadas pelos povos romanos, como as lutas e combates, que eram vistos como espetáculos e esportes e utilizados como diversão da população, levando-os a refletir e comparar com as formas de diversão que temos atualmente.
Analisar as formas de poder existentes na época, as desigualdades sociais , observando e comparando as formas de governo e poder atuais.
Procedimentos metodológicos
Esse trabalho foi realizado com alunos de 5ª série dos anos finais do ensino fundamental, sendo duas turmas de 25 alunos cada. As aulas foram desenvolvidas em sala de aula, com a utilização de um resumo elaborado a partir de livros específicos do assunto e pesquisas na internet, entregues aos alunos digitado para facilitar o andamento inicial da aula. A partir desse resumo explanei alguns aspectos importantes acerca do assunto e pedi que os alunos comentassem suas interpretações a respeito.
Relato
Após a abordagem inicial, apresentei aos alunos algumas imagens do Coliseu, as ruínas atuais, vistas de vários ângulos, observando a estrutura do mesmo, a arquitetura, além de algumas fotos proporcionar a visão de turistas ao redor do prédio, podendo dessa forma analisar o quanto esse edifício provoca admiração e fascínio em turistas e estudiosos da atualidade.
Em seguida, apresentei aos alunos dois trechos do filme “O Gladiador”, sendo um deles retratando as ruas de Roma em dias de espetáculo, e o outro a cena de luta entre os gladiadores na arena.
Após a leitura do resumo, a análise das imagens e dos trechos do filme, os alunos elaboraram um texto onde expuseram sua compreensão sobre o significado da “política do pão e circo” adotada pelos imperadores romanos, bem como sobre suas opiniões a respeito da utilização de esportes violentos para diversão pública. Também ilustraram suas produções, colocando nos desenhos o que mais lhe chamou a atenção a cerca do tema.
Foram utilizadas para tanto, 5 aulas.
Com esse trabalho, os alunos conseguiram compreender a relação existente entre política e sociedade, bem como as influências que temos dos povos antigos em vários aspectos.
Referências
CARDOSO, Oldimar Pontes. História Hoje. 5ª série. São Paulo: Ática, 2008.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coliseu_de_Roma
http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/Estruturas/coliseu.htm
Texto para a análise: O Coliseu de Roma
O Coliseu de Roma foi construído no século I d.C.,era conhecido como Anfiteatro Flávio e tinha, inicialmente, capacidade para 50 mil pessoas,com 48 m de altura, sendo que mais tarde foi construído mais um andar ampliando para 90 mil sua capacidade. Foi construído a Leste do Fórum romano e demorou entre 8 a 10 anos ser concluído.
Esse tipo de anfiteatro foi construído em Roma para atender a ideologia da “política de pão e circo” , criada e mantida pelos imperadores romanos que, para manter a massa mais pobre- os plebeus- acomodada, sem revoltas, concordando com os governos, passaram a distribuir trigo e promover espetáculos públicos de corridas de cavalos e combates de gladiadores, tanto de homens contra homens, quanto de homens conta animais selvagens como leões, tigres, lobos, leopardos, entre outros que eram comercializados por todo o império. Assim, os políticos conseguiam seus objetivos mantendo a população longe dos problemas, das reivindicações e das revoltas,dando-lhes o básico da alimentação e diversão.
Os gladiadores eram assim chamados porque usavam uma espada curta chamado gládio. Contudo, outras armas estavam a sua disposição, como redes, escudos, clavas e tridentes. Mas nem todos estavam preparados para lutar. Criminosos condenados à morte eram obrigados a lutar entre si ou com animais. Muitos seguidores de Cristo e adeptos de suas ideias, foram condenados e levados às arenas, assassinados brutalmente.
Grandes anfiteatros foram construídos em toda a Itália e nas províncias romanas, demonstrando que os combates de gladiadores faziam parte da cultura urbana dos povos que viviam no império.
Questões para debate
a) Por que o governo romano mantinha os espetáculos e a “política de pão e circo” ?
b) Atualmente pode-se dizer que há algum tipo de política para manter a população acomodada? Qual(is)?
c) Os combates de gladiadores eram extremamente violentos. Hoje em dia há esportes ou atividades para diversão que são violentas? Quais? Você acha que elas deveriam acabar? Por quê?
Recursos do Portal
Coliseu de Roma Acesse a imagem |
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