Disciplina - História
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XV Encontro Regional de História - Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa
Encontros
Início : Segunda-Feira 23 Julho 2012, 9:10
Fim : Sexta-Feira 27 Julho 2012, 9:10
Informação de contato :

Email : encontro2012.anpuhrio@gmail.com
URL : http://www.encontro2012.rj.anpuh.org/
XV Encontro Regional de História - Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa

São Gonçalo, 23 e 27 de julho de 2012 - FFP/UERJ

Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa é o tema do XV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio a ser realizado entre os dias 23 e 27 de julho de 2012, na Faculdade de Formação de Professores, unidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, localizada na cidade de São Gonçalo.

Como a sede do encontro tem como principal característica a formação de professores, fica muito claro que o destaque será dado a este aspecto fundamental do ofício do Historiador: o espaço da sala de aula, sem com isso desmerecer, ou colocar em plano diferente, outro elemento necessário para formação do profissional de História que é a pesquisa.

Portanto, o convite para a participação no XV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio está feito para toda a comunidade de historiadores que ensinam e pesquisam História.

Observação: Notícias e Eventos publicados referentes a cursos externos à SEED deverão ser consultados junto ao Departamento de Recursos Humanos da SEED sobre a validade de certificação a fim de pontuação para progressão na carreira.
XI Encontro Estadual de História: História, Memória e Patrimônio
Encontros
Início : Segunda-Feira 23 Julho 2012, 9:00
Fim : Segunda-Feira 23 Julho 2012, 9:00
Informação de contato :

Email : anpuhrs@anpuh-rs.org.br
URL : http://www.anpuh-rs.org.br
XI Encontro Estadual de História: História, Memória e Patrimônio
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
23 a 27 de julho de 2012 - Rio Grande - RS

O Encontro Estadual de História é a principal das diversas atividades científicas organizadas pela ANPUH-RS. É realizado bienalmente, nos anos pares, contando com um tema central escolhido de acordo com a pertinência historiográfica e social. O XI Encontro Estadual de História ocorrerá entre os dias 23 a 27 de julho de 2012, nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, sob o tema História, Memória e Patrimônio.

Observação: Notícias e Eventos publicados referentes a cursos externos à SEED deverão ser consultados junto ao Departamento de Recursos Humanos da SEED sobre a validade de certificação a fim de pontuação para progressão na carreira.
XII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica "Consciência Histórica e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação"
Congressos
Início : Quarta-Feira 18 Julho 2012, 15:20
Fim : Sábado 21 Julho 2012, 15:20
Informação de contato :
(41) 33605039
Email : inscricoeslapeduh@gmail.com
URL : http://www.lapeduh.ufpr.br/?agenda=13
Evento: 18, 19, 20 e 21 de julho de 2012

Informações importantes:

Para receber o certificado durante o evento, a inscrição deverá ser realizada até o dia 05/07/2012. Aos que participarem como ouvintes no evento e em uma das oficinas será conferido certificado de 30h.
As Oficinas acontecerão no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba - Rua Dr. Faivre, 398
Professores da Rede Municipal de Educação de Curitiba, Rede municipal de Educação de Araucária e da Rede Estadual de Educação do Paraná, não precisam pagar inscrição.

SUBMISSÃO DE TRABALHO:
Envio de resumos: até 15 de junho de 2012.
Carta de aceite: até 25 de junho de 2012.
Envio de trabalho completo: até 11 de julho de 2012.

PAGAMENTO NO ATO DO CREDENCIAMENTO VALOR DA INSCRIÇÃO:
Apresentação de trabalho: R$ 50,00
Ouvinte: R$ 20,00
Apenas conferência R$ 10,00 (cada)

PROGRAMAÇÃO
Dia 18 – quarta-feira
8h – 9h – Oficinas
9h as 9h30 – Credenciamento - Sala Homero de Barros (UFPR)
9h30 – 10h30 – Mesa redonda – Marcelo Fronza (UFPR - Brasil), Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia (UFPR – Brasil), Marilú Favarin Marin (UFSM – Brasil)
Tema – Perspectivas da Investigação em Educação Histórica no Brasil.
10h45 – 12h45 – Painel de apresentação de trabalhos
12h45 – 13h45 – Intervalo para almoço.
13h45 – 15h45 – Painel de apresentação de trabalhos
16h – 17h15 – Painel de apresentação de trabalhos.
17h30 – Conferência – Arthur Chapman (Edge Hill University – England)
Tema – Perspectivas Epistemológicas da Educação Histórica

Dia 19 – quinta-feira
8h – 9h – Oficinas
9h15 – 10h30 – Mesa Redonda – Marlene Cainelli (UEL – Brasil), Ana Claudia Urban (UEPG – Brasil), Rita de Cássia G. P. Santos (UFPR - Brasil)
Tema – Infância e Educação Histórica
10h45 – 12h45 – Painel de apresentação de trabalhos
12h45 – 13h45 – Intervalo para almoço
13h45 – 15h45 – Painel de apresentação de trabalhos
16h – 17h15 – Painel de apresentação de trabalhos
17h30 – Conferência – Joaquin Prats Cuevas (Universidade de Barcelona – Espanha)
Tema – Educação Histórica e as Propostas de Avaliação

Dia 20 sexta-feira
8h – 9h – Oficinas
9h15 – 10h30 – Mesa Redonda – Isabel Barca (Universidade do Minho – Portugal), Júlia Castro (Universidade do Minho – Portugal), Glória Solé (Universidade do Minho – Portugal)
Tema – Perspectivas da Educação Histórica em Portugal
10h45 – 12h45 – Painel de apresentação de trabalhos
12h45 – 13h45 – Intervalo para almoço
13h45 – 15h45 – Painel de apresentação de trabalhos
16h – 17h15 – Painel de apresentação de trabalhos
17h30 – Conferência – Ivo Mattozzi (Universidade de Bolonha - Itália)
Tema – Educação Histórica e Museu.

Dia 21 – Sábado
9h – 11h – Conferência – Estevão Chaves de Rezende Martins (UNB – Brasil)
Tema – Educação Histórica: Teoria e Historiografia
11h – 12h – Mesa Redonda – Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt (UFPR – Brasil), Isabel Barca (Universidade do Minho – Portugal), Ramón López Facal (Universidade de Santiago de Compostela – Espanha)
Tema – Possibilidades da Educação Histórica no Contexto Ibero Americano

OFICINAS (20 vagas em cada oficina)
1 – Quadrinhos e a Educação Histórica
2 – A questão do Islã e a Educação Histórica
3 – Música e a Educação Histórica
4 – Cinema e Educação Histórica
5 – Educação Histórica na Educação Infantil
6 – A questão da África e a Educação Histórica
7 – Material Didático e a Educação Histórica

Apoio: Universidade Federal do Paraná Setor de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Fundação Araucária Universidade do Minho Universidade de Santa Maria Secretaria Estadual de Educação do Paraná Secretaria Municipal da Educação de Curitiba
Realização: Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH)
Mais informações: inscricoeslapeduh@gmail.com Telefone: (41) 33605039
Local: Universidade Federal do Paraná - Ed. Dom Pedro I, Rua General Carneiro, 460 - Sala Homero de Barros

Observação: Notícias e Eventos publicados referentes a cursos externos à SEED deverão ser consultados junto ao Departamento de Recursos Humanos da SEED sobre a validade de certificação a fim de pontuação para progressão na carreira.
Simpósio Internacional de História Pública
Simpósios
Início : Segunda-Feira 16 Julho 2012, 8:40
Fim : Sexta-Feira 20 Julho 2012, 8:40
Informação de contato :

Email : nehciusp@gmail.com
URL : http://www.usp.br/historiaintelectual
As inscrições para exposição de trabalhos no Simpósio Internacional de História Pública: A história e seus públicos estão abertas. O evento, que lida com um tema inédito no Brasil, recebe propostas para apresentações em múltiplos formatos, em sua primeira chamada, entre os dias 1º e 30 de abril de 2012.

Sob a expressão "história pública"reúnem-se múltiplas iniciativas em favor da difusão do conhecimento histórico para amplas audiências. Adotá-la significa ter em mente que a história não é aprendida e assimilada somente por meio da educação formal; praticá-la requer uma série de habilidades, métodos e especializações capazes de garantir que a preservação, a interpretação e a difusão do conhecimento histórico sejam feitas de maneira responsável e integrada.
Como a consciência e a cultura histórica de um povo são, em grande medida, moldadas pelas visões do passado que lhe chegam através de variados meios de publicização, o compromisso do historiador público não é modesto. Ele deve ser um mediador dedicado à dupla articulação da história pública: respeitar a integridade do conhecimento histórico e harmonizá-lo às formas criativas que história e memória podem adquirir quando levadas a público.

Este Simpósio Internacional de História Pública: A história e seus públicos tem como meta avançar nas discussões sobre a ampla gama de questões teóricas e práticas em torno da história pública no Brasil, visada em perspectiva internacional. Promovido pelo Núcleo de Estudos em História da Cultura Intelectual (NEHCI-USP) e sediado nas dependências da Universidade de São Paulo de 16 a 20 de julho de 2012, ele funcionará como um grande laboratório para a reunião de pesquisadores acadêmicos, profissionais, professores, estudantes e demais interessados em discutir temas e formular questões, ensaiar a solução de problemas, compartilhar ideias e experiências, avaliar o papel da criatividade e da inovação na difusão do conhecimento histórico.

Diante da elasticidade da expressão "história pública"(não raro portando significados distintos conforme quem a emprega), este simpósio será uma oportunidade única para a reunião de pessoas de diversas proveniências cujas práticas e cujos interesses possam ser agregados sobre uma rubrica comum. Ela reúne pessoal de universidades e escolas, arquivos e centros de documentação e memória, organizações governamentais e não governamentais, museus e instituições ligadas ao patrimônio histórico e cultural, organizações, associações e sindicatos, editoras, órgãos de imprensa e produção de conteúdo mediático, entre outros.
Uma programação variada e não ortodoxa, composta por atividades como palestras, mesas redondas, oficinas e exposições de trabalhos, abordará temas como:

o lugar da história pública na academia brasileira;
os trajetos da história pública no Brasil e no exterior;
a ampliação dos horizontes de atuação para o historiador;
a exploração de novos modos de fazer história;
a relação entre historiadores e a diversidade de públicos a que eles se dirigem, bem como a influência dos mesmos sobre os produtores desse conhecimento;
o impacto social e público da produção acadêmica brasileira na área de história;
a função da história pública na divulgação e no gerenciamento do patrimônio material e imaterial;
o impacto das novas mídias sobre as estratégias de produção e publicização da história;
os cruzamentos entre história pública e outras áreas de conhecimento aplicado, como o jornalismo, as relações públicas, a gestão de organizações, o turismo;
o papel do historiador profissional diante de celebrações, comemorações, memoriais;
a relação entre história e literatura, em múltiplos âmbitos de narrativa histórica: as biografias, os testemunhos, a ficção histórica.

Além das palestras, mesas redondas, painéis e oficinas de trabalho, compostas por convidados nacionais e estrangeiros, o evento recebe propostas até o dia 30 de abril.

Observação: Notícias e Eventos publicados referentes a cursos externos à SEED deverão ser consultados junto ao Departamento de Recursos Humanos da SEED sobre a validade de certificação a fim de pontuação para progressão na carreira.
III CEPIAL Congresso de Cultura e Educação para Integração da América Latina
Congressos
Início : Domingo 15 Julho 2012, 9:20
Fim : Sexta-Feira 20 Julho 2012, 9:20
Informação de contato :
(41) 3013-7570
Email : contato@cepial.org.br
URL : http://www.casla.com.br
III CEPIAL Congresso de Cultura e Educação para Integração da América Latina
15 a 20 de julho - Curitiba Paraná

O Evento
O III CONGRESSO DE CULTURA E EDUCAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA (III CEPIAL), a ser realizado em Curitiba, no Centro Politécnico da UFPR, entre os dias 15 e 20 de julho de 2012, é a versão atualizada de 2 grandes congressos anteriores, realizados pelas Universidades Públicas Estaduais Paranaenses e coordenados pela Casa Latino-Americana (CASLA) – I e II CEPIAL – 1992 e 1994, localizados respectivamente em Marechal Cândido Rondon e em Maringá, ambos no Paraná, com o apoio e colaboração de múltiplas instituições governamentais e não-governamentais
Com a inspiração de semear novos rumos, este evento pretende debater os principais problemas apresentados e vividos atualmente pelas sociedades latino-americanas, partindo-se da própria perspectiva da integração, tendo como pilares desse processo a educação e a cultura.
Um novo cenário político se inicia na América Latina, cenário que pode ser propício para desenvolver um projeto que sirva de base concreta para discutir alternativas de integração, onde os povos sejam partícipes e não simplesmente observadores sem rosto.
Sociedades heterogêneas como as latino-americanas devem também debater aspectos centrais de suas identidades, na perspectiva da interculturalidade.
Historicamente marcada pela desigualdade, dependência e subdesenvolvimento, América Latina convive hoje com novos tempos, cujos sopros nos inspiram a pensá-la metaforicamente com a imagem do dente-de-leão (em português) ou do panadero (em espanhol), que serve de logomarca ao congresso e que se dissemina com o simples sopro. É uma flor democrática, prolífica e generosa que nasce espontaneamente em qualquer lugar dos campos e das cidades e está ao alcance de qualquer criança para soprá-la aos quatro ventos.
Com esta imagem, buscamos construir um outro imaginário sobre América Latina, deixando para trás a imagem de vítimas. Hoje, América Latina reemerge com um novo sentido para si e para o mundo. É com esta intenção de retomar nossa auto-estima que buscamos promover este encontro. Contudo, isto não significa que problemas históricos não deixem de existir, nem de nos desafiar, tais como: o déficit democrático de nossas sociedades; as desigualdades na distribuição de renda e na propriedade e acesso à terra; nas políticas de soberania, produção e segurança alimentar; nas políticas públicas insuficientes e ineficazes de saúde e educação; nos problemas ambientais e seus inúmeros impactos sobre as condições e situações de vida dos seres humanos, da biodiversidade e dos bens naturais; do papel da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento social e a preservação dos biomas e ecossistemas; do necessário debate sobre matrizes energéticas e prioridades de políticas econômicas para o desenvolvimento humano; da falta de planejamento urbano e das irracionalidades do consumo e da violência; na garantia de existência e reprodução das populações tradicionais; das questões de gênero; do importante papel da mídia na formação e informação e das conseqüências negativas do monopólio e oligopólio dos meios de comunicação; dos problemas das migrações, fenômeno global que desafia a humanidade.
Apontamos a educação como uma das principais vias, através da qual poderíamos estar afirmando a modernidade para nossos povos, entendendo-se a educação como ato crítico de conhecimento transformador de uma sociedade, assim como um exercício cotidiano de construção da cidadania emancipatória, transcendendo a função institucional da escola, porém, preservando a garantia constitucional do direito à educação pública, gratuita e universal.
Como garantia para seu êxito, O III CEPIAL depende, portanto, do engajamento de um conjunto de instituições públicas e privadas, diferentes instâncias de governo (federal, estadual e municipal), universidades e organizações não-governamentais e movimentos sociais, comprometidos com a inclusão social de milhares de pessoas que se encontram marginalizadas dos direitos fundamentais.
Significa este Congresso, ainda, uma experiência sem igual, não somente em relação aos importantes debates que deverão ser realizados, mas, principalmente, pelo convívio e solidariedade humana, participando de um exercício real da integração entre culturas diferentes, pelo debate construtivo de propostas edificantes para a continuidade de nossa caminhada para um mundo não apenas possível, mas melhor para todos.

Entidades colaboradoras do III CEPIAL:

INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS E NÃO-GOVERNAMENTAIS
COMISSÃO DO MERCOSUL E ASSUNTOS INTERNACIONAIS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ.
ITAIPU BINACIONAL BRASIL
MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ - CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DAS PROMOTORIAS DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE
PARLASUL - BRASIL
PASTORAL DO MIGRANTE

SECRETARIAS DO ESTADO DO PARANÁ E DO MUNICÍPIO DE CURITIBA:
SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO PARANÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DO PARANÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA- FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA
INSTITUTO DE TURISMO DE CURITIBA

UNIVERSIDADES E FACULDADES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL -UFFS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ-UNESPAR
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - UEPG
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ -UNIOESTE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ- UEM
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA -UEL
UNIVERSIDADE POSITIVO
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITA - FIES

ORGANIZAÇÕES SINDICAIS
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO PARANÁ
SINDICATO DOS JORNALISTAS DO ESTADO DO PARANÁ-SINDIJOR
SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO PARANÁ
ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DO PARANÁ - APP
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES - CUT- PARANÁ
CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO PARANÁ - CREA-PR

Observação: Notícias e Eventos publicados referentes a cursos externos à SEED deverão ser consultados junto ao Departamento de Recursos Humanos da SEED sobre a validade de certificação a fim de pontuação para progressão na carreira.
VIII Encontro Nacional Perspectivas no Ensino de História e III Encontro Ibero-Americano de Ensino de História
Encontros
Início : Segunda-Feira 2 Julho 2012, 9:30
Fim : Quinta-Feira 5 Julho 2012, 9:30
Informação de contato :

Email : perspectivas2012@gmail.com
URL : http://www.anpuh.org/agenda/view?ID_AGENDA=1454&impressao
Ensino de História: memórias, sensibilidades e produção de saberes
De 02 a 05 de julho de 2012 – Campinas, Brasil

O VIII Encontro Nacional PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA significa a continuidade de um projeto criado e implementado em 1988, pela Professora Dr.a Elza Nadai, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE USP, SP). O primeiro evento foi marcado pelo encontro de professores de história de todos os níveis de ensino e por debates, críticas, revisões curriculares na área do ensino de História e das trocas de experiências entre a Universidade e as escolas de educação básica. A partir de 1993, o "PERSPECTIVAS", como é conhecido, passou a coexistir com o ENPEH – Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História e os Encontros Nacionais e Regionais da ANPUH – Associação
Nacional de História. Assim, os dois eventos específicos da área de Ensino de História têm sido realizados no Brasil, em diferentes instituições, com o objetivo de contribuir para o debate, o diálogo, a formação permanente de professores e pesquisadores na área do ensino de História.
Em 06 de novembro de 2009, a Plenária do VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, realizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU, MG), aprovou a proposta de realização do VIII Encontro Nacional na Universidade Estadual de Campinas. O VIII Encontro dará continuidade à trajetória construída nas edições anteriores promovidas pela USP, UFPR, UFOP, UERJ, UFRN, UFU. O tema escolhido para esta edição, "ENSINO DE HISTÓRIA: MEMÓRIA, SENSIBILIDADES E PRODUÇÃO DE SABERES", representa um desdobramento das temáticas anteriormente já desenvolvidas.
Temos a preocupação, neste evento, de dar continuidade às ações que desenvolvemos em todos os níveis de ensino e também aprofundar as nossas relações com os países ibero-americanos. Desta forma, buscamos articular às problemáticas do Ensino de História em âmbito nacional e internacional, remetendo- nos aos processos formativos, à história, às políticas, aos saberes e às práticas de ensino e à pesquisa e
aprendizagem em História. Assim sendo, justificamos a realização de mais uma edição do "Perspectivas do Ensino de História" com a finalidade de propiciar o permanente diálogo entre os profissionais da área de História, do Ensino de História e da Educação. Buscamos estimular reflexões, produção e difusão de novos conhecimentos. Esperamos que o evento seja, de fato, um espaço de trocas, de formação, de cidadania entre sujeitos que vivem a educação em todas as suas dimensões e que buscam diálogos entre os seus companheiros ibero-americanos.

Coordenação:
Dra. Ernesta Zamboni
Presidente da Associação Brasileira do Ensino de História
Dra. Maria Carolina Bovério Galzerani
Diretora do Centro de Memória da Unicamp

PÚBLICO ALVO:
. Professores de História da Educação Básica e Superior
. Educadores
. Gestores
. Pesquisadores
. Alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Educação e História
. Profissionais da área da História e da Pedagogia
. Demais interessados na temática do Evento

OBJETIVOS:
1. Dar continuidade aos Encontros de Perspectivas do Ensino de História.
2. Contribuir para a melhoria do Ensino de História na América Latina através da articulação e da troca de experiências entre os profissionais que atuam na área do ensino e da pesquisa em História nos diversos países e nas diversas modalidades da educação;
3. Promover o debate e a reflexão sobre diferentes temas e problemas referentes à produção de saberes, memórias e sensibilidades presentes no Ensino de História;
4. Refletir e socializar experiências didáticas, saberes e práticas educativas, projetos e resultados de pesquisas no campo do ensino de História desenvolvidos em diversos espaços de produção e difusão dos saberes históricos;
5. Fortalecer, consolidar e divulgar espaços, grupos e experiências na área do ensino e da pesquisa em História;
6. Contribuir para a formação docente e melhoria da qualidade da educação básica e superior na área do ensino e aprendizagem em História.

LOCAL DO EVENTO:
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Localização: Cidade Universitária – Barão Geraldo, Campinas/SP – Brasil

ORGANIZAÇÃO:
O Encontro privilegiará a divulgação e discussão de experiências e práticas docentes na área do Ensino de História, ampliando os canais de difusão e interlocução entre os diferentes segmentos da comunidade educacional e os Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação em Educação e História do Brasil e de outros países.

A pogramação científica estará organizada em:
. Conferências
. Mesas-Redondas
. Grupos de Trabalho (GTs)
. Fóruns de Discussão: Reflexões sobre práticas docentes
. Minicursos

O envio de propostas de Minicursos a serem oferecidos durante o evento deverá ser feito pelo email: perspectivas2012@gmail.com até o dia 19/12/2011.
A inscrição de Trabalhos para os GTs e Fóruns de Discussão será feita unicamente por meio eletrônico no período de 01/02/2012 a 15/04/2012.
Maiores informações estarão disponíveis no site do evento a partir do mês de dezembro de 2011.

REALIZAÇÃO:
. ABEH – Associação Brasileira de Ensino de História
. Faculdade de Educação da Unicamp
. Grupo Memória
. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada
. GT de Ensino de História e Educação da Anpuh

APOIO:
. ANPUH
. CNPQ
. CAPES
. FAPESP
. FUNCAMP
. Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp

Observação: Notícias e Eventos publicados referentes a cursos externos à SEED deverão ser consultados junto ao Departamento de Recursos Humanos da SEED sobre a validade de certificação a fim de pontuação para progressão na carreira.
 
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