Ciclo de Palestras Africanidades e Educação – Seminário Discurso e Relações Étnico-Raciais
Palestras
Início : Segunda-Feira 11 Dezembro 2017, 9:50
Fim : Quarta-Feira 13 Dezembro 2017, 9:50
Informação de contato

Email :
URL : http://www.ufpr.br/
Dentro do Ciclo de Palestras Africanidades e Educação, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFPR promoverá entre 11 e 13 de dezembro o Seminário Discurso e Relações Étnico-Raciais, durante o qual estão previstos, além das apresentações de trabalhos científicos, mesas redondas, lançamento de livros, projeção de filmes e mini-cursos.

As inscrições estão abertas por meio do formulário disponível aqui.

A ideia do seminário é discutir a representação cultural das relações raciais e o discurso adotado nessas circunstâncias. Para isso, terá como convidado o cineasta Joel Zito de Araújo, autor do documentário “A Negação do Brasil” (2000), que trata da sub-representação dos negros em telenovelas no Brasil.

A conferência de abertura, às 14 horas da próxima segunda-feira (11), será com o cineasta mineiro, que fará a conferência de abertura com foco em “A Negação do Brasil” na Sala Homero de Barros, no Ed. Pedro I, no Campus Reitoria.

O cineasta ainda ministrará um mini-curso sobre cinema africano na terça (12), das 14 às 18 horas; e em dois horários na quarta (13). Araújo também participará da mesa redonda programada para depois da projeção do filme “As Filhas do Vento” (2005), dirigido por ele, na terça à noite. O longa-metragem foi premiado no Festival de Gramado, na Mostra de Tiradentes (Melhor Filme pelo Júri Popular) e no Paratycine.

O seminário é promovido pelo Neab, Coordenação de Estudos e Pesquisas Inovadoras na Graduação (Cepigrad), Comitê Gestor do Programa Licenciar (Copefor) e Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) da UFPR. Conta ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), PPGE-UFPR, Núcleo Sindical da Área Sul, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo (Seppir-PR), APP-Sindicato e Departamento da Diversidade da Secretaria Estadual de Educação.



Quando: de 11 a 13 de dezembro de 2017.

Onde: Campus Reitoria UFPR. Curitiba-Paraná.



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso que a pessoa interessada consulte o Departamento de Recursos Humanos da Seed.

Disciplina - História -
http://www.historia.seed.pr.gov.br