VIII CICLO DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS E IX JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS
Encontros
Início : Terça-Feira 9 Novembro 2010, 8:40
Fim : Quinta-Feira 11 Novembro 2010, 8:40
Informação de contato
(43) 3371-4398
Email : viiiceam_ixjeam@uel.br
URL : http://www.uel.br/eventos/ixjeam
O Ciclo de Estudos Antigos e Medievais e a Jornada de Estudos Antigos e Medievais congregam pesquisadores reconhecidos no Brasil nas áreas de História Antiga e Medieval oriundos de campos de estudos diversificados: educação, filosofia, arquitetura, artes e história.
Esses tem como objetivo a divulgação de conhecimento sobre o período, o estímulo à realização de pesquisas na área, o fortalecimento de grupos de pesquisa e a promoção do debate entre pesquisadores. O Ciclo de Estudos Antigos e Medievais ocorre bienalmente nos estados de Santa Catarina e Paraná desde 1996. A Jornada de Estudos Antigos e Medievais é uma atividade do Grupo de Pesquisa Transformação Social e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GTSEAM), do curso de Pós-graduação do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá e ocorre anualmente desde 2001.
O tema escolhido, "leitura, imagens e oralidade", preza a diversificação da documentação histórica e a educação metodológica, promovendo, assim, a divulgação da pesquisa a partir de suportes e aportes teóricos variados. Esses aspectos são importantes quanto ao estímulo ao desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, assim como quanto à divulgação de temas e abordagens atualizadas.
COMUNICAÇÕES. Os textos das comunicações deverão ser apresentados em português e limitar-se-ão até 10 (dez) laudas (incluindo bibliografia), sendo acompanhados de resumo. Os textos da comunicações deverão ser enviados por meio eletrônico para o endereço do evento.
PÔSTERES. Dimensão: 0,90m de largura x 1,20m de altura, acompanhado de cordão para ser pendurado.
Itens: título do trabalho, autor, instituição, Introdução, Objetivos, Metodologia, Conclusões e Referências Bibliográficas Básicas. As instituições fomentadoras devem ser colocadas no rodapé do pôster. O(s) autor(es) deverá(ão) estar à disposição dos interessados para prestare esclarecimentos necssários por ocasião da exposição. Não será aceita a apresentação por outra pessoa que não um dos autores inscritos. O texto do pôster deverá ser de fonte que permita a leitura a cerca de 1,5m.
EDITORAÇÃO. Programa Word for Windows. Fonte: Times New Roman, nº 12. Papel: A4, espaço 1,5. Alinhamento: Justificado. Margens: superior 3,0cm, inferior 2,5cm, esquerda 3,0cm e direita 2,5cm.
DISPOSIÇÃO DO TEXTO. Título: centralizado em letra maiúscula; nome do autor na segunda linha, seguido pela identificação da instituição a que está vinculado; o texto deverá se iniciar na quarta linha. As citações devem estar de acordo com a ABNT; a indicação das fontes deve seguir o sistema Autor-data no corpo de texto. Ex.: SILVA, 2007, p. 17. As referências deverão vir ao final do texto de acordo com a ABNT, adaptadas ao sistema Autor-data, sendo os títulos destacados em itálico, sem aspas. O resumo deve seguir o mesmo padrão acima, tendo entre 10 (dez) e 15 (quinze) linhas.

Disciplina - História -
http://www.historia.seed.pr.gov.br