ARQUIVOS, LINGUAGENS CONTEMPORÂNEAS E LITERACIA HISTÓRICA
O curso, com carga horária de 76 horas, tem como principal objetivo o trabalho com as fontes históricas e a relação entre teoria e prática na perspectiva da Educação Histórica, uma linha de pesquisa que se fundamenta na aprendizagem em História.
A Educação História é uma linha de pesquisa que se originou na Inglaterra, na década de 1970 e foi adotada por vários pesquisadores portugueses e de outros países. No Brasil, essa linha de estudos chegou em 2003 por meio da professora Dolinha, a qual vem realizando diversos cursos e seminários, sobretudo com os professores da escola pública. Os municípios de Araucária e de Curitiba têm desenvolvido uma parceria com essa professora, podendo-se perceber mudanças significativas nas práticas pedagógicas dos professores envolvidos nos cursos, assim como na compreensão da História por parte dos estudantes.
Dessa forma, o curso será desenvolvido em duas etapas: a primeira realizada com encontros durante os dias de hora-atividade no NRE de Curitiba e na Cinemateca; a segunda, à distância, para trocas de informações e auxílio na elaboração de artigo a ser publicado no final do ano na Revista do Laboratório de pesquisa em Educação Histórica – REDUH. |