História
21/01/2011
25 de janeiro: Dia Nacional da Bossa Nova
Patrícia Saldanha - Notícias do Ministério da Cultura.Ritmo musical e movimento cultural, a Bossa Nova é a mais nova expressão da cultura brasileira a ser homenageada com a decretação de uma data comemorativa. A lei estabelecendo a criação do Dia Nacional da Bossa Nova foi sancionada pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União.
A data será comemorada em todo o país em 25 de janeiro, dia do nascimento de um dos grandes expoentes do novo gênero musical, genuinamente brasileiro, Tom Jobim. O projeto de lei de autoria do Poder Legislativo, que propôs mais essa homenagem à Cultura nacional, recebeu parecer técnico favorável da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC).
No parecer, a equipe do MinC reconhece o valor histórico e a contribuição desse gênero musical na composição da identidade nacional. Considera que a nova data comemorativa contribuirá para o propósito institucional de reconhecimento, promoção e proteção da cultura brasileira, além de render justa homenagem a um grande ícone da música popular do país.
A Bossa Nova nasceu no Brasil, no final da década de 50, como uma nova forma de tocar e cantar o samba: de uma maneira mais suave e minimalista. Ao longo dos anos, tornou-se um dos movimentos musicais brasileiro mais conhecido em todo o mundo, associado a nomes como João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.
Alguns críticos musicais destacam a influência do jazz norte-americano, do período pós-guerra, como sendo uma das influências dessa nova maneira de compor e cantar no Brasil. Um embrião do movimento foram as reuniões de músicos de classe média, na zona sul carioca, principalmente no apartamento da cantora Nara Leão. Nesses encontros, o grupo de amigos reunia-se para ouvir e fazer músicas. Entre os participantes estavam Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Sérgio Ricardo, Chico Feitosa, João Gilberto, Luis Carlos Vinhas, Ronaldo Boscoli, entre outros.
Esta notícia foi publicada em 24/04/2009 no Portal do Ministério da Cultura. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Leia o texto do Projeto de Lei para a criação do Dia Nacional da Bossa Nova.