Disciplina - História

Informativos

01/09/2011

Edição 09/2011

Informativo
Olá, professores e professoras.

A dica da semana é: Brasil: um Relatório da Tortura - 1971

ícone vídeosTrecho do Documentário "Brazil: A Report on Torture (1971)" de Haskell Wexler e Saul Landau. Filmado no Chile, logo após a chegada dos 70 presos políticos brasileiros trocados pelo embaixador suíço, é um documentário com cenas fortes sobre as crueldades da tortura. Os idiomas usados no documentário são o português e o "portunhol", com legendas em inglês.


A dica da semana é: Batismo de Sangue

ícone trechos de filmeSão Paulo, final dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à Ditadura Militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito, Betto, Oswaldo, Fernando e Ivo apoiam o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella. Logo começam a ser vigiados pela polícia e são presos, posteriormente, passando por terríveis torturas. Neste trecho, o momento em que dois dominicanos são levados pelos militares. Na sequência, os militares os torturam para saber onde encontrar o líder da ALN, Mariguella.


A dica da semana é: Atos Institucionais - 1964 a 1969
fontes escritas
As fontes escritas (cartas, discursos, leis, livros entre outros) foram, durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado. No entanto, desde os anos 1920, com a chamada "revolução documental" promovida pela Escola dos Annales, as fontes orais e iconográficas passaram a ter a mesma importância para a escrita da história. Esta seção disponibiliza fontes históricas escritas reproduzidas em formato pdf. Essas informações podem ser utilizadas pelos professores como material de apoio em sala de aula.

A melhor forma de conhecer a página de História é explorando-a. Seja também um colaborador! Compartilhe experiências e recursos voltados para o aperfeiçoamento e/ou para a utilização em sala de aula.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.