O filme retrata a vida de Carlota Joaquina, a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal com apenas dez anos, decepcionando-se com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora. Neste trecho, D. João é aconselhado pela Inglaterra a transferir a corte portuguesa para a Colônia Brasil.
Debret integrou a Missão Artística Francesa ao Brasil em 1816. Instalou-se no Rio de Janeiro e, a partir de 1817, tornou-se professor de pintura em seu ateliê. Em 1818, realizou a decoração para a coroação de D. João VI, no Rio de Janeiro. De 1823 a 1831 foi professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, atividade que alternou com viagens para várias cidades do país. Deixou o Brasil em 1831, retornou a Paris onde editou o livro "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil", em três volumes, ilustrado com aquarelas e gravuras produzidas com base em seus estudos e observações.
A melhor forma de conhecer a página de História é explorando-a. Seja também um colaborador! Compartilhe experiências e recursos voltados para o aperfeiçoamento e/ou para a utilização em sala de aula.
Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.