Disciplina - História

Informativos

01/11/2011

Edição 11/2011

Informativo
Olá, professores e professoras.

A dica da semana é: Adeus, Lênin!

ícone trechos de filmePouco antes da Queda do Muro de Berlim, em 1989, a Sra. Kerner, uma socialista atuante, entra em coma e acorda somente em meados de 1990, quando sua cidade, Berlin Oriental, está completamente modificada pelo regime capitalista. Seu filho, Alexander, temendo por sua saúde, pois ela não pode sofrer fortes emoções, não lhe conta nada sobre as modificações do país, e passa a reconstruir todas as coisas que existiam antes da queda do muro, inclusive noticiários televisivos.

A dica da semana é: Construção e queda do muro de Berlim

ícone vídeosDocumentário produzido pela History Channel narra os fatos históricos a partir do final da Segunda Guerra Mundial que culminaram com a construção do Muro de Berlim em 1961. Nesse vídeo são comentados a divisão da Alemanha entre os aliados, a disputa de poder entre o comunismo e o capitalismo, a fuga dos alemães orientais pela fronteira em Berlim, a diminuição da população de Berlim, a economia frágil da Alemanha Oriental entre outros. Opiniões de professores e estudiosos sobre o assunto também são mostradas, além de pessoas que estiveram presentes naqueles dias. Também apresenta relatos de pessoas que fugiram da Alemanha Oriental, contando como eram as fugas e as revistas nas fronteiras. Documentário em nove partes.

A dica da semana é: URSS - A formação e a queda de um Império

ícone simuladorSimulador sobre o processo de formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, seu declínio e dissolução.



A melhor forma de conhecer a página de História é explorando-a. Seja também um colaborador! Compartilhe experiências e recursos voltados para o aperfeiçoamento e/ou para a utilização em sala de aula.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.