Disciplina - História

Informativos

01/03/2012

Edição 15/2012

Informativo
Olá, professores e professoras.

A dica da semana é: O que é isso Companheiro?

Você poderá explorar este recurso a partir das seguintes questões:

1. Como a afirmação inicial do filme pode ser interpretada? Este filme é baseado num fato verídico, mas que está tratado sem se limitar a estrita realidade dos fatos. Alguns personagens são, as vezes, a fusão de três ou quatro fundindo-se comportamentos, ações e situações diversas na busca de uma síntese.
2. Quais as razões possíveis que levaram o diretor Bruno Barreto a iniciar sua narrativa com a canção Garota de Ipanema ? Qual foi o impacto da Bossa Nova na cultura brasileira e mundial no final dos anos 1950?
3. Durante uma conversa entre os amigos César, Artur e Fernando, como podemos interpretar a afirmação à luz do contexto da Guerra Fria: “ A modéstia nunca foi o forte deles” (…) A lua foi tomada pela cavalaria yankee”.
4. No apartamento de Fernando existe um cartaz de um filme brasileiro bastante relevante para ao cinema mundial: Deus e o diabo na terra do sol. É possível relacionar os eventos narrados no filme com a "estética da fome" de Glauber Rocha?

Sobre o uso do trecho de filme:

Entende-se que o uso do recurso audiovisual em sala permite ao professor argumentar, explicar e problematizar diversas questões relativas aos conteúdos Estruturante, Básico e Específico selecionado (PARANÁ, 2009, p. 77) . O trecho de filme sugerido informará aos estudantes alguns elementos sobre o contexto da Ditadura Militar no Brasil mostrando como um grupo de jovens de classe média carioca se posicionaram frente a repressão imposta pelo regime. Esse fragmento suscitará uma discussão sobre os movimentos de resistência à Ditadura Militar no Brasil.

Lembrando!

Estas são algumas possibilidades de conteúdos que você pode abordar por meio dos recursos apresentados. Mas cabe a você, professor, priorizar o que melhor atende às necessidades de aprendizado de seu aluno. Use sua criatividade e bom trabalho!

Referências

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.


A melhor forma de conhecer a página de História é explorando-a. Seja também um colaborador! Compartilhe experiências e recursos voltados para o aperfeiçoamento e/ou para a utilização em sala de aula. Atenciosamente,

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