Disciplina - História

Informativos

02/04/2012

Edição 16/2012

Informativo
Olá, professores e professoras.

A dica da semana é: Linguagem e Canção: uma proposta para o ensino de História

ícone artigosEste texto discute questões teóricas que fundamentam uma experiência de ensino numa escola pública em São Paulo, apoiada na análise de canções populares. Ele valoriza o trabalho com diferentes linguagens para o estudo de História. Texto precursor do professor Marcos Napolitano (USP) sobre história e música.

A dica da semana é: Marcos Napolitano: Entre o Popular e o Erudito

ícone vídeosConversa com o prof. Dr. Marcos Napolitano (USP) sobre o tema "Música: Entre o Popular e o Erudito" realizada no dia 18/06/2011 no programa Café Jamac. O palestrante aborda o universo da MPB e suas polêmicas. Os limites entre o popular e o erudito, o mercado e a contestação política na música brasileira são exemplos de temas expostos pelo professor, dentro desse panorama acerca da História Cultural e da arte engajada. Programa em 26 partes.

A dica da semana é: É proibido proibir - Caetano Veloso

ícone áudiosComposta por Caetano Veloso, a canção, "É proibido proibir", foi apresentada no Festival Internacional da Canção de 1968, sob vaias. O compositor baiano se revoltou com o público e trocou os versos pelo discurso: "Mas é isso que é a juventude que quer tomar o poder? (...) vocês não estão entendendo nada, absolutamente nada". Esse momento, significou uma ruptura estética na canção engajada, até então, fundamentada em ritmos musicais ditos essencialmente nacionais - tais como o samba e a toada - para a inserção da guitarra elétrica, uma heresia até então.

A melhor forma de conhecer a página de História é explorando-a. Seja também um colaborador! Compartilhe experiências e recursos voltados para o aperfeiçoamento e/ou para a utilização em sala de aula.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.