Disciplina - História

Informativos

14/05/2012

Edição 17/2012

Informativo
Olá, professores e professoras.

A dica da semana é: Independência do Brasil: erros históricos

ícone infográficoIfográfico sobre os "erros históricos" na tela Independência do Brasil, de Pedro Américo. Este quadro é o principal símbolo da proclamação da independência, comemorada em 7 de setembro. A imagem, no entanto, não é exatamente uma fotografia do momento em que o fato ocorreu. Enquanto a independência do Brasil foi proclamada em 1822, Pedro Américo só foi terminar de pintar o quadro em 1888.


A dica da semana é: Marcos Napolitano: Entre o Popular e o Erudito

ícone vídeosA Guerra do Contestado (1912-1916), ocorrida na divisa entre Santa Catarina e Paraná no início do século 20, foi considerada a maior rebelião civil do País do século. Para recontar a Guerra do Contestado (1912-1916), o repórter especial da Agência Estado Leonencio Nossa e o repórter fotográfico Celso Júnior consultaram 13 caixas de documentos militares produzidos durante o conflito. Mais de dois mil papéis e 87 fotografias foram reproduzidos. Foi com base na análise do acervo militar, em especial no olhar das crianças prisioneiras retratadas em antigas fotografias, que a reportagem do jornal percorreu cidades e povoados de Santa Catarina e do Paraná, num total de 8,5 mil quilômetros de estradas, para colher a versão cabocla da história e conhecer o legado deixado pelo conflito. Remanescentes da revolta e descendentes de rebeldes que lutaram contra os militares dão sua versão ou apresentam o imaginário popular dos fatos descritos em documentos militares. Eles falam também da vida atual. As impressões sobre a realidade do Contestado e a coleta de histórias orais foram obtidas em cem dias de trabalho de campo, além da análise das ações e repasses de verbas do governo para as cidades da região. Documentário em três partes

A dica da semana é: Três Apitos - Noel Rosa (1933)

ícone áudiosTrês apitos, composição de Noel Rosa (1933) interpretada por Aracy de Almeida. O samba narra a paixão do poeta por uma moça que trabalha em uma fábrica de tecidos. Embora a canção possa ser lida como uma história de amor, Noel Rosa capta a modificação no espaço urbano carioca marcado pela industrialização nascente na Era Vargas. O professor poderá iniciar um debate sobre as modificações nas relações de trabalho no Brasil da década de 1930.

A melhor forma de conhecer a página de História é explorando-a. Seja também um colaborador! Compartilhe experiências e recursos voltados para o aperfeiçoamento e/ou para a utilização em sala de aula.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.