Disciplina - História

Informativos

13/08/2012

Edição 20/2012

Informativo
Olá, professores e professoras.

A dica da semana é:
A construção de uma Didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino

ícone artigosDesde as primeiras décadas do século XX, educadores preconizam a utilização do cinema como importante recurso didático no ensino de História, alguns ancorados na idéia de reprodução fiel do acontecimento passado. Mas, além disso, o cinema cria possibilidades de construção do conhecimento histórico escolar, pois o filme em sala de aula mobiliza operações mentais que conduzem o aluno a elaborar a consciência histórica, forma de consciência humana relacionada imediatamente com a vida humana prática, e que se constitui, em última instância, no objetivo maior do ensino de História.

A dica da semana é: Roda Viva - Chico Buarque

ícone áudiosA canção "Roda Viva" de Chico Buarque, faz parte da trilha sonora da peça homônima, escrita em 1967, e montada um ano depois sob a direção de José Celso Martinez Corrêa. No contexto, da ditadura civil-militar, a "Roda Viva" pode ser compreendida como a pressão da censura imposta pelo regime ditatorial. Assim, a ausência da liberdade de expressão se manifestava em letras cifradas que permitiam múltiplos significados e interpretações.


A dica da semana é: Batismo de Sangue

ícone trechos de filmeSão Paulo, final dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à Ditadura Militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito, Betto, Oswaldo, Fernando e Ivo apoiam o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella. Logo começam a ser vigiados pela polícia e são presos, posteriormente, passando por terríveis torturas. Neste trecho, o momento em que dois dominicanos são levados pelos militares. Na sequência, os militares os torturam para saber onde encontrar o líder da ALN, Mariguella.

A melhor forma de conhecer a página de História é explorando-a. Seja também um colaborador! Compartilhe experiências e recursos voltados para o aperfeiçoamento e/ou para a utilização em sala de aula.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.