Disciplina - História

Informativos

01/04/2013

Edição 28/2013

Informativo
Olá professor@

Este informativo tem como principal objetivo apresentar os materiais postados na página de História no Portal Dia a Dia Educação.


A dica é: O Barquinho - Maysa (1961)

ícone áudioA Bossa Nova modificou a cena musical brasileira nos anos 1960, até então marcada por Rock, Boleros e Sambas-canção. Ao mesmo tempo que a musa do movimento bossa-novista, Nara Leão gravava as composições dos amigos da BN, artistas consagrados de outra geração, como Maysa, prestigiavam a nova batida. A composição pode ser trabalhada no contexto dos anos JK (1946-1951). Juscelino Kubitschek de Oliveira perseguiu a consolidação de um Brasil "Moderno" com sua política nacional-desenvolvimentista exposta no "Plano de Metas".


A dica é: Guerra Fria - Videoclipe Burning Heart (1985)

ícone vídeos"Burning Heart" é uma canção da banda de rock Survivor, apareceu no filme Rocky IV de 1985 como sua trilha sonora. A letra da canção, inspirada no roteiro do filme, narra a batalha entre dois lutadores: Rocky e Drago. apresenta a banda Survivor num concerto, alternando cenas do filme Rocky IV. Este video possui legendas em português e pode ser usado como um elemento motivador ao se trabalhar a Guerra Fria.


A dica é: Outras narrativas da nacionalidade: o movimento do Contestado

ícone artigos
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão histórica acerca de algumas representações produzidas durante a década de 1910 sobre o Movimento do Contestado. Centrando a análise nos textos produzidas pela imprensa periódica escrita paranaense e pelos militares, compreendemos que as narrativas desse evento estiveram inscritas em uma comunidade de imaginação, onde determinadas noções foram recorrentes.


A melhor forma de conhecer a página de História é explorando-a. Seja também um colaborador! Compartilhe experiências e recursos voltados para o aperfeiçoamento e/ou para a utilização em sala de aula.


Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.