Disciplina - História

Informativos

04/12/2018

Edição: 52/1018

Informativo
Olá professor,

Este informativo tem como principal objetivo apresentar os materiais postados na página de História no Portal Dia a Dia Educação.

Conforme as Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica do Estado do Paraná a História tem como objeto de estudo “os processos históricos relativos às ações e às relações humanas praticadas no tempo, bem como a respectiva significação atribuída pelos sujeitos, tendo ou não consciência dessas ações”. (PARANÁ, 2008, p. 46). De acordo com este documento, o ensino de História deve não apenas construir um pensamento histórico, mas também desenvolver nos estudantes uma “consciência histórica”

Para atingir objetivos da disciplina de História, o uso de fontes é fundamental, assim como “é indispensável ir além dos documentos escritos, trabalhando com os iconográficos, os registros orais, os testemunhos de história local, além de documentos contemporâneos, como: fotografia, cinema, quadrinhos, literatura e informática” (PARANÁ, 2008, p. 53).

Confira algumas fontes históricas audiovisuais que podem ser discutidas em sala de aula.

Curitiba e o Club Curitibano - 1949
ícone vídeos
Em janeiro de 1949, Hermes Gonçalves produziu um vídeo para divulgar o cotidiano dos curitibanos da época.


Festival da canção - 1967
ícone vídeos
"Alegria, alegria" é uma das obras que inauguraram o movimento Tropicalista, que tem como fundador o cantor e compositor Caetano Veloso. Esse trecho foi extraído da versão executada no Festival da Canção da Record de 1967.

Propaganda anos 1950
ícone vídeos
Propaganda, em desenho de animação, das Gotinhas da Esso anos 1950. Período correspondente ao processo de modernização do país, com a política do plano de metas de JK, os "50 anos em 5".


A melhor forma de conhecer a página de História é explorando-a. Seja também um colaborador! Compartilhe experiências e recursos voltados para o aperfeiçoamento e a utilização em sala de aula.

Clique aqui, caso queira ASSINAR nosso boletim informativo.


http://www.historia.seed.pr.gov.br

 

© Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais
Rua Salvador Ferrante, 1651 - Boqueirão
81670-390 - Curitiba - PR

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.