Disciplina - História

1984 - Controle do Estado

Filme baseado na obra de George Orwell. Conta a história de Winston Smith, membro do partido externo, funcionário do Ministério da Verdade. A função de Winston é reescrever e alterar dados de acordo com o interesse do Partido. Winston questiona a opressão que o Partido exerce sobre os cidadãos: se alguém pensasse diferente cometia "crimideia" (crime de ideia em novilíngua) e fatalmente era capturado pela Polícia do Pensamento, sendo vaporizado. Desaparecia. Inspirado na opressão dos regimes totalitários das décadas de 1930 e 1940, o filme não se resume a apenas criticar o Stalinismo e o Nazismo, mas toda a nivelação da sociedade, a redução do indivíduo em uma peça que deve servir ao Estado ou ao mercado, por meio do controle total, incluindo o pensamento e a redução do idioma.

Nesse trecho, Winston recebe ordens da "teletela" para fazer exercícios físicos, demonstrando o controle do Estado não somente sobre as mentes dos sujeitos, mas de seus corpos. Fragmento que permite a discussão sobre as relações de poder dos regimes totalitários.

(1984), Drama, Reino Unido, 1984, 113 min., COR. Direção: Michael Radford.

Palavras-chave: relações de produção, relações de trabalho, relações culturais, ideologia, nazifascismo, teoria da história.

  • 19446
  • 121
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações