As cruzadas: violência e fé
Autora: Professora Vanessa Maria Rodrigues Viacava - Ditec/Portal Dia a Dia Educação
1. Nível de ensino: Médio.
2. Conteúdo Estruturante: Relações de Trabalho e Relações de Poder.
2.1 Conteúdo Básico: O Estado e as relações de poder. Cultura e religiosidade.
2.2 Conteúdo Específico: As cruzadas: violência e fé
3. Objetivo:
- Conhecer as disputas entre católicos e muçulmanos por Jerusalém na Idade Média.
- Identificar a organização político-administrativa da Idade Média e a importância da Igreja Católica.
4. Número de aulas estimado: 3 aulas.
5. Justificativa
O estudo da Idade Média consiste num tema consagrado no currículo da História e essas aulas abordam elementos que favorecem a compreensão de alguns temas vitais para o mundo contemporâneo, tais como: diversidade religiosa e as guerras pautadas em fundamentalismos.
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Para discutir as disputas entre católicos e muçulmanos por Jerusalém na Idade Média, indica-se o uso de trechos de filmes, pois a narrativa fílmica selecionada permite a observação de tensões entre esses grupos religiosos. Além disso, "as vantagens da adoção do cinema em sala de aula são múltiplas, pois os filmes podem estimular o aluno a analisar o mundo das representações midiáticas e imagéticas, fazendo com que ele entenda que a produção do conhecimento histórico não se restringe aos livros didáticos e à sala de aula." (SILVA, 2012, p. 218). Nesse sentido, admite-se que todo filme é uma fonte histórica, ou seja, é sempre uma narrativa que nos informa sobre certa sociedade e sua visão de mundo, conforme indica o historiador José D'Assunção Barros:
Não importa se o filme pretende ser um retrato, uma intriga autêntica, ou pura invenção, sempre estará sendo produzido dentro da História e sujeito às dimensões sociais e culturais que decorrem da História – isto independe da vontade dos que contribuíram e interferiram na sua elaboração. (BARROS apud SILVA 2012, p. 218).
No entanto, aulas com o uso do recurso cinematográfico exigem uma metodologia específica. O uso do fragmento mostra-se eficiente porque se insere na chamada “cultura do espetáculo”, marcada pela “informação rápida, o impacto, o intuitivo, em detrimento do raciocínio linear, lógico e especulativo” (BLASCO, 2006, p. 28). Dessa forma, a abordagem do clipe facilita a reflexão sobre determinados conteúdos e conceitos relacionados ao movimento das Cruzadas na Idade Média. Além disso, essa metodologia pode ser empregada em outros recortes temáticos.
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6.
Encaminhamento
7
. Aprendizagem esperada
Com essas aulas, espera-se que os estudantes compreendam o processo de descentralização do poder medieval e identifique os sujeitos e os valores ligados ao judaísmo e ao cristianismo na Idade Média.
Referências
11 de setembro.
WIKIPEDIA
BLASCO, Pablo G. Educação da Afetividade através do cinema. Curitiba: IEF/SOBRAMFA, 2006.
DIAS, Sueli.
Relações de Poder: O estado nos mundos antigo e medieval. In: PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. História - Ensino Médio. Curitiba: Seed, 2006. p. 229 -233.
SILVA, Edlene O.
. O cinema na sala de aula: imagens da Idade Média no filme Cruzada, de Ridlley Scott. Revista História: Questões & Debates, Curitiba, n. 57, p. 213-237, jul./dez. 2012. Editora UFPR.
YUDENITSCH, Natalia.
11 de setembro de 2001: a origem da intolerância. Revista Aventuras na História.
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Nome: Adriana Remor
E-mail:adrianaremor@seed.pr.gov.br
Cidade/Estado: Matelândia/PR
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Comentários/Sugestões: muito bom para pegar o trecho do filme com comentários, reportagens etc.